Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
12/07/2021 Robson Ribeiro de Oliveira Castro Edição 3938 Congresso de Teologia: diálogo para superar tempos difíceis
F/ SOTER
"É urgente pensar o papel da teologia e das religiões para um agir responsável, salvaguardando as garantias, os espaços e as liberdades, a fim de levantar pontos e práticas já existentes, mas também com a finalidade de oferecer novas perspectivas de atuação e investigação."

 

Estamos iniciando uma semana muito importante e significativa para o debate das religiões. Ao longo desta semana, de 12 a 16 de julho, acontecerá o 33° Congresso Internacional da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciência da Religião), com o tema “Religião, Laicidade e Democracia: Cenários e perspectivas”.

O 33° Congresso da SOTER, trará à tona o debate atual em que a sociedade nos apresenta e os constantes desafios. Além disso convoca a todos para uma reflexão responsável, a partir de dados concretos que atingem o fator democrático e os direitos das pessoas, dentre eles, a liberdade, a laicidade e a questão religiosa.

O encontro será marcado por grandes debates e especialistas em diversas áreas. Será levando em consideração as novas realidades que surgem na sociedade e que interpelam o pensar e o viver de cada ser humano. O avanço da pandemia da Covid-19 e a grave crise política que atinge o país nos exigem uma atenção especial, um compromisso frente a estas realidades.

A temática do 33º Congresso convida a olhar com profundidade para o atual contexto e, em várias perspectivas, procura apresentar reflexões consistentes. A proposta investe em conferências com especialistas nacionais e internacionais, além de grupos de trabalho e fóruns temáticos.

Para a conferência de abertura teremos o professor Dr. Pedro Assis Ribeiro de Oliveira que proferirá a conferência: “Religião, laicidade e democracia: cenários”. Além dele teremos vários conferencistas do Brasil e do Exterior, a saber: Dr. Roberto Romano – UNICAMP/Brasil, Frei Betto – SP/Brasil, Dra. Jucimeri Isolda Silveira – PPGDH-PUCPR/Brasil, Dra. Serena Noceti – Facultà Teologica dell’Italia Centrale/Itália, Dr. Afonso Tadeu Murad – FAJE/Brasil, Dr. Ladislas Dowbor – PUCSP/Brasil, Dra. Ivone Gebara – SP/Brasil, Dra. Isabel Varanda – UCP/Portugal e Dr. Rudolf von Sinner – PUCPR/Brasil.

No site da SOTER é possível encontrar a seguinte realidade: “Visualiza-se hoje novas manifestações, novos gritos sociais e políticos, novos espaços de resistência e projeta-se uma transformação das estruturas e das instituições. É urgente pensar o papel da teologia e das religiões para um agir responsável, salvaguardando as garantias, os espaços e as liberdades, a fim de levantar pontos e práticas já existentes, mas também com a finalidade de oferecer novas perspectivas de atuação e investigação”.

Certamente, esse congresso promete ser um grande promotor do diálogo e da inclusão. Atendendo a necessidade de uma época de grandes transformações, realidades de desmandos e um Brasil ferido por mais 530 mil mortos. É o momento de refletir o que a religião pode e deve intervir e colaborar no debate.

 Leia também:
A vida de Lázaro também importa
Lei da ficha limpa - Nota de Repúdio
Igreja apostólica e sinodalidade
O processo de Escuta deve ser mútuo e transformador

"O diaconato de mulheres só precisa ser reconhecido..."

Para que serve um velho?

Precisamos de leigos como sujeitos eclesiais
Sinodalidade e espiritualidade

Catequese Papa Francisco: Introdução aos Gálatas

Sínodo vai exigir repensar as estruturas da Igreja
A irresponsabilidade das autoridades

Sínodo 2023: Equipe de animação do Brasil

500 mil vidas presentes em nossas vida
s
Uma vida doada aos esquecidos do mundo

Nota de solidariedade a Dom Vicente Ferreira

Toda vida importa: CNBB prepara mobilização

Oração para a Assembleia Eclesial

Ação na Pandemia

A Igreja no mundo urbano

Uma Igreja samaritana que chega aos recantos

Uma Igreja Sinodal

Procuram-se pessoas loucas...

REPAM e CEAMA, dois rios para a sinodalidade na Igreja


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão. 

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS