Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
20/01/2020 CNBB Edição CNBB motiva Pacto pela Educação, do Papa Francisco
F/ CNBB
"Uma grande esperança de que a celebração deste Pacto reanime os educadores e toda a sociedade na bela e desafiante missão educativa. "

 

Para marcar os cinco anos da encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco lançou uma iniciativa mundial a ser realizada no Vaticano em 14 de maio de 2020. Desta vez dirigida aos profissionais da área da educação, a proposta é realizar um encontro para reconstruir o pacto educativo global.  

Como explica o próprio Pontífice na mensagem divulgada para lançar o evento, trata-se de um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”. 

No Brasil, acolhendo a proposta de Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, unida à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) trabalham em várias iniciativas para motivar os educadores dos ambientes da família, da escola e da sociedade a compreender a proposta do Pacto pela Educação. Ao todo, acontecerão dois eventos nacionais de lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” para dar visibilidade à proposta do Pacto. 

O primeiro será no dia 31 de janeiro, a partir das 15h, na sede da Conferência, em Brasília (DF). Um segundo momento de lançamento acontecerá no dia 16 de abril, na Universidade Católica de Brasília, no Fórum da ANEC. “A preocupação do Papa Francisco pelo que chama Pacto pela Educação revela sua vocação de educador e explicita uma vez mais sua capacidade de agregar pessoas em torno de projetos tão fundamentais para a defesa da dignidade humana e para o desenvolvimento dos povos”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação, dom João Justino. 

Para que comunidades, escolas, universidades e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto, as instituições organizadoras proporam um subsídio com orientações específicas, que será divulgado em breve. O texto contextualiza o que é o Pacto Global Educativo; apresenta a imagem da “aldeia educativa” que envolve família, escola e sociedade e pontua os elementos que fazem parte do processo educativo à luz do Pontificado do Papa Francisco.

Segundo o assessor do Setor Educação, padre Júlio Resende, existe “uma grande esperança de que a celebração deste Pacto reanime os educadores e toda a sociedade na bela e desafiante missão educativa. A intenção é que todos possam participar da aldeia que educa, assumindo o compromisso comum com a causa educativa”. 

Para a irmã Cláudia Chesini, gerente de Relações Institucionais e de Pastoral da ANEC, o Pacto Educativo Global desafia a colocar a pessoa no centro, abraçando com cuidado, a Casa Comum, aqui no Brasil. “O convite é amplo e insistente”, finaliza.  

Para saber mais sobre o Pacto de Educação convocado pelo Papa Francisco, acesse o site: https://www.educationglobalcompact.org/. E para outras informações sobre o projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”, encaminhe um e-mail para: educacao@cnbb.org.br.

Confira a agenda do Pacto de Educação.

Fonte CNBB

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS