Variedades Símbolos
Compartilhe esta notícia:
01/02/2023 Antônio Carlos Santini Edição 3955 Chifre - Símbolos da Bíblia (31)
F/ By AC Santini
"O chifre está ligado igualmente à unção, pois era utilizado como um frasco para o azeite. Foi assim na unção real de Davi, quando Yahweh diz a Samuel: “Enche o teu chifre de azeite e vai! Eu te envio à casa de Jessé, o belemita, porque escolhi um rei entre seus filhos."

“E suscitou-nos um chifre de salvação

na casa de Davi, seu servo...” (Lc 1,69)

Na Sagrada Escritura, a imagem do chifre conota força e poder. Nossas traduções costumam adaptar a palavra “chifre”, trocando-a por fronte, cabeça ou, mais amplamente, poderio e vigor.

No Apocalipse, o Cordeiro “tinha sete chifres e sete olhos” (Ap 5,6), indicação de sua prodigiosa força. Na visão do profeta Daniel (cf. Dn 8,3-9), a palavra “chifre” aparece 8 vezes em 7 versículos, simbolizando o poder de diferentes reinos, como os persas, os medos, Alexandre Magno e Antíoco Epífanes.

O poder que Yahweh transfere ao povo de Israel é figurado da mesma forma: “Porque farei de ferro os teus chifres, e teus cascos farei de bronze, para que esmagues numerosos povos”. (Mq 4,13) O chifre alçado para o céu é sinal de vitória: “Exaltareis o meu chifre como o unicórnio”. (Sl 92,11 – NV.) O mesmo se lê no Cântico de Ana: “Meu coração exultou no Senhor, meu chifre foi exaltado em meu Deus”. (1Sm 2,1)

Mas “erguer os chifres” pode significar rebeldia diante de Deus: “Não levanteis altivamente o vosso chifre”. (Sl 75,6) “Vou quebrar todos os chifres dos pecadores, e os chifres do justo serão exaltados”. (Sl 75,11)

O chifre está ligado igualmente à unção, pois era utilizado como um frasco para o azeite. Foi assim na unção real de Davi, quando Yahweh diz a Samuel: “Enche o teu chifre de azeite e vai! Eu te envio à casa de Jessé, o belemita, porque escolhi um rei entre seus filhos. [...] Samuel apanhou o chifre de azeite e ungiu-o na presença dos seus irmãos”. (1Sm 16,1b.13) No Nordeste do Brasil, usava-se um pequeno chifre para guardar rapé, chamado cornimboque.

No Templo da Primeira Aliança, o altar tinha quatro chifres em suas extremidades, onde se derramava o sangue dos animais sacrificados (cf. Lv 4,18). O homem ameaçado de morte que se agarrasse aos chifres do altar tornava-se intocável, pois estava sob a proteção de Deus.

Os chifres de certos animais, como de um cordeiro adulto, eram usados como instrumento musical (o shofar). Atribuía-se a seu som um poder mágico. Na tomada de Jericó (cf. Js 6), sete sacerdotes levavam diante da Arca sete trombetas de chifres de carneiro. “Quando o povo ouviu o som da trombeta, gritou com força e a muralha ruiu por terra”. (Js 6,20)

Alguns textos bíblicos: Dt 33,17; Sl 89,25; Sl 112,9; Sl 148,14; Jr 48,25; Ap 13,1.

 (Do livro “Uma voz na nuvem – Símbolos da Bíblia”, Ed. Cultor de Livros, S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS