Variedades Família Julimariana
Compartilhe esta notícia:
02/03/2020 Irs. Cordimarianas   Edição 3921 Centro de Vida Irmã Maria Consolata
F/ Irmãs Cordimarianas
"“Havia encontrado a garotada daqui no maior abandono. Reuni uns quinze meninos e iniciei com eles um trabalho de difusão do bem”."

 

Pe. Júlio Maria 

 

As Filhas do Coração Imaculado de Maria, Congregação brasileira, fundada pelo Servo de Deus, Pe. Júlio Maria De Lombaerde, em Macapá em 1916, para atender aos apelos de uma realidade carente de tudo e com poucas condições de vida, sobretudo naquela época. Após um longo período assumindo a missão nos mais variados campos – de indígenas a pessoas carentes – a sede da Congregação foi transferida para o Ceará, atendendo a uma sugestão de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Os tempos passaram e assumimos obras para pessoas carentes, depois comunidades inseridas nos meios populares e, de acordo com as realidades, fomos descobrindo caminhos para assumirmos nossa identidade: “Viver a Compaixão e a Misericórdia do Coração de Maria, tendo como destinatário preferencial, o oprimido.”

Há quinze anos, iniciamos uma obra social em Caucaia-CE. Em 1972, Irmã Maria Consolata que dedicou sua vida aos jovens, fundou a UJEC( União dos Jovens Estudantes de Caucaia) reunindo-os através da música. Em 2005 o espaço é reinaugurado por Ir. Disterro Rocha, que revitalizou a antiga UJEC, transformando- a no Centro de Vida Irmã Maria Consolata.  É uma Associação Social, sem fins lucrativos. É o lugar do encontro, uma tenda que acolhe os pequenos através da inclusão social, cidadania, resgate da autoestima e da promoção humana e espiritual. Tem por finalidade promover e desenvolver atividades de cunho social, cultural, artístico, esportivo e artesanal, objetivando a promoção dos menos favorecidos. Este trabalho é realizado em parceria com a comunidade local, leigos e leigas do Carisma Cordimariano, organizações não governamentais e governamentais, que estejam em sintonia com o espírito e a filosofia desta obra social.

O Centro de Vida desenvolve a sua ação através dos projetos:

 

TRANSFORMANDO VIDAS - Oportuniza a qualificação profissional de jovens e adultos, oferecendo cursos de corte e costura, artesanato e informática. Desenvolve atividades esportivas tais como: futsal, taekwondo e capoeira. O grupo da terceira idade é contemplado semanalmente com oficinas de dança, arte, e atividades físicas. Acontecem encontros formativos com as famílias para a prevenção e orientação de diferentes problemas sociais, oferecendo suporte psicológico através de terapias individuais e grupais, semanalmente, atendendo crianças, adolescentes e jovens com dificuldades pedagógicas e transtornos de conduta.

 

E CONSTRUINDO SONHOS - visa atender as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, melhorando suas moradias, assegurando-lhes melhor qualidade de vida através de: orientação das famílias para sua autossustentação, fazendo visitas domiciliares, entrevistas, análise de perfil social; promoção de ação solidária, distribuição de cestas básicas, encontros de formação humana e espiritual.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS