Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
27/03/2019 Fonte: Secretariado Diocesano de Catequese, Santarém - PA (com adaptações) Edição 3908 Celebração de início da catequese Deus vos conceda, amados catequistas, a força, a alegria, o entusiamo e a caridade do Seu Espírito Santo, de modo a poderdes assumir esta missão a que vos comprometeis...
Fonte: Secretariado Diocesano de Catequese, Santarém - PA (com adaptações)
Fano

Sugestão: Que seja feita depois da Profissão de Fé (Credo) e antes da Oração Universal dos fiéis faz-se o compromisso.

 

Compromisso dos Catequistas, pais e catequizandos.

Padre: Estimados catequistas que fostes chamados pela Igreja para o exercício de tão nobre missão: anunciar às gerações que o Filho de Deus, Jesus Cristo Nosso Senhor, está vivo e vive para sempre nos nossos corações, fazei, pois, o vosso compromisso diante de Deus e desta assembleia cristã.

Catequistas: Senhor Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, que no princípio criastes o mundo com todas as criaturas que habitam os céus e a terra, na plenitude dos tempos enviastes o vosso Filho, Jesus Cristo, para, nos meio d’Ele, recriar novos céus e nova terra; que através do Espírito Santo conduzis a Igreja ao longo dos tempos; infundi em nossos corações, vos pedimos, um renovado ardor para que sejamos testemunhas fiéis do Vosso Santo Evangelho.

Assim, hoje, diante da comunidade cristã, assumimos o compromisso de sermos catequistas ao serviço do Reino, acolhendo e amando as crianças e adolescentes a nós confiados. Neste desejo de amar e servir, prometemos ser fiéis à doutrina da Igreja no que diz respeito a todos os artigos professados no Credo, bem como às normas ditadas pelo Sumo Pontífice e pelo sagrado colégio dos bispos. Prometemos ainda plena colaboração com o nosso pároco, ajudando-o no exercício do seu múnus de pastor.

Que Maria, a Senhora da Fé e da Esperança, nos acompanhe e nos ajude a “fazer tudo” o que o Filho nos disser! Amém.

Padre: Deus vos conceda, amados catequistas, a força, a alegria, o entusiasmo e a caridade do Seu Espírito Santo, de modo a poderdes assumir esta missão a que vos comprometeis. Sabei que «há maior felicidade em dar do que em receber» (Act 20, 35). Sede firmes na esperança, exemplares na caridade e fiéis à fé da Igreja para bem de todo o povo e maior glória de Deus.

Padre: E vós, pais, estais dispostos a ser os primeiros catequistas dos vossos filhos, ensinando-os, com o exemplo da vossa vida, a ser pessoas honestas, desprendidas do materialismo selvagem e fiéis ao Evangelho de Cristo?

Pais: Sim, estamos. E prometemos acompanhar os nossos filhos para a catequese semanal, durante a celebração da Eucaristia e na frequência do sacramento da reconciliação. Queremos que eles cresçam em todas as dimensões e, por isso, sejam, um dia, adultos da Fé. Manifestem, no modo de viver, convicções fortes e afirmem, sem vergonha, serem discípulos de Cristo.

Padre: Ouvi, Senhor, o compromisso destes pais e mães e dai-lhes a coragem de nunca se envergonharem do Batismo que eles mesmos receberam e, também, pediram para os seus filhos. Sejam coerentes com o que prometeram e vivam, no dia-a-dia, o que hoje, aqui, celebram.

Padre: Queridos (amiguitos e amiguitas da catequese), Crianças e adolescentes! Também a vós pergunto: estais dispostos a vir sempre à catequese, a respeitar os vossos catequistas e a ser amigos de Jesus ao visitá-Lo aqui na Igreja?

“Amiguinhos (as)”: Sim, estamos! Nós somos os amigos e companheiros de Jesus.

Assembleia: Graças a Deus!

Padre: Aceitai, Pai Santo, os propósitos que estes filhos caríssimos vos dirigem e não permitais que esmoreçam no desejo de vos conhecer sempre mais. Vivam uma vida feliz, entregue ao serviço dos mais necessitados, dos que vivem nas periferias da existência, e alcancem, na comunhão dos santos, a posse do incomensurável tesouro: contemplar-vos tal como sois, Deus da paz, do amor e da luz. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, que convosco vive e reira na comunhão do Espírito Santo.

Assembleia: Amém.

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS