Destaques Em cima da hora
16/07/2021 ADN CELAM Edição 3938 CELAM, outros passos na perspectiva da sinodalidade
F/ ADN CELAM
"Não se esqueçam que as palavras que orientam o vosso processo de sinodalidade, 'memória' e 'desafios', têm um denominador comum: o 'escute', - disse o Papa Francisco ao CELAM -, enquanto encorajava aqueles “a não deixarem de escutar o que o Espírito Santo nos sugere, pastores, dando ouvidos à história dos nossos povos."

 

Com a celebração eucarística presidida por Dom Miguel Cabrejos Vidarte na capela da Casa Lago da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), o Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) iniciou esta quarta-feira, 14 de julho, na Cidade do México, ao encontro da Presidência com os Centros Pastorais que acontecerá até a próxima sexta-feira, dia 16 de julho.

Integração, discernimento e avaliação

Na homilia, Dom Cabrejos destacou a importância deste encontro após a aprovação da nova estrutura pastoral do CELAM até o dia 38. Assembleia Geral Ordinária, no passado mês de maio, como espaço propício de encontro, integração, discernimento das etapas, o CELAM deve assumir na perspectiva da sinodalidade, e da avaliação dos itinerários que o corpo episcopal tem vindo a percorrer para responder ao mandato do os bispos na Assembleia de Tegucigalpa (maio de 2019).

As palavras que o Santo Padre dirigiu ao CELAM - em resposta à carta enviada pela Presidência, no final do dia 38. Assembleia Geral - são uma fonte de inspiração para os dias de oração, trabalho e reflexão que se realizam nestes dias: “Não se esqueçam que as palavras que orientam o vosso processo de sinodalidade, 'memória' e 'desafios', têm um denominador comum: o 'escute'”, disse o Papa Francisco ao CELAM, enquanto encorajava aqueles “a não deixarem de escutar o que o Espírito Santo nos sugere, pastores, dando ouvidos à história dos nossos povos, atentos às raízes que os sustentam, e outro no presente, ouvindo os gritos de nossos irmãos e irmãs”.

Grupo exigente

Este convite do bispo de Roma permeou os momentos de oração, reflexão e discernimento comunitário guiados pelo jesuíta mexicano José Luis Serra, que propôs um itinerário teórico-prático à luz do método inaciano de discernimento, a fim de ajudar os participantes para se constituírem como um grupo de discernimento.

O encontro é presencial e virtual, concomitantemente, com a presença ativa da Presidência do CELAM, da Secretaria Geral e dos Centros Pastorais, representados pelos Bispos Coordenadores dos Conselhos e pelos Diretores de cada um. Centro: Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral, Centro de Capacitação CEBITEPAL e Centro de Comunicação.

Fonte: ADN - CELAM

 Leia também:
1ª Assembleia Eclesial e a conciência de discipulos
O futuro começa agora

#Voces: um pacto educativo global

8º Intereclesial das CEBs no Paraná

A vida de Lázaro também importa
Lei da ficha limpa - Nota de Repúdio
Igreja apostólica e sinodalidade
O processo de Escuta deve ser mútuo e transformador

"O diaconato de mulheres só precisa ser reconhecido..."

Para que serve um velho?

Precisamos de leigos como sujeitos eclesiais
Sinodalidade e espiritualidade

Catequese Papa Francisco: Introdução aos Gálatas

Sínodo vai exigir repensar as estruturas da Igreja
A irresponsabilidade das autoridades

Sínodo 2023: Equipe de animação do Brasil

500 mil vidas presentes em nossas vida
s
Uma vida doada aos esquecidos do mundo

Nota de solidariedade a Dom Vicente Ferreira

Toda vida importa: CNBB prepara mobilização

Oração para a Assembleia Eclesial

Ação na Pandemia

A Igreja no mundo urbano

Uma Igreja samaritana que chega aos recantos

Uma Igreja Sinodal

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão. 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS