Destaques Em cima da hora
Compartilhe esta notícia:
28/03/2023 CNBB Edição 3957 CEFEP realiza Seminário de Articulação das Escolas Fé e Política “A Formação em Fé e Política como mecanismo de fortalecimento da democracia em crise”.
F/ Patrícia CEFEP
"O CEFEP motivou o Movimento da Boa Nova, que faz um trabalho de animação e de formação de lideranças leigas, a dar um passo a mais para uma formação continuada de cristãos leigos e leigas na linha de fé e política [...] o CEFEP, com suas cartilhas e materiais de orientações, tem sido uma ferramenta muito importante e o Seminário é uma força de fomento."

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) promoveu de 23 a 26 de março, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, o Seminário Anual da Articulação das Escolas e Rede de Assessores, com a temática central “A Formação em Fé e Política como mecanismo de fortalecimento da democracia em crise”.

A iniciativa reuniu assessores de várias partes do país que compartilharam suas vivências e trouxeram sugestões para a ação do CEFEP e das escolas de Fé e Política. Além disso, os participantes discutiram seus papeis no momento atual, fizeram reflexões sobre o ano eleitoral de 2022 e realizaram uma avaliação do encontro.

Carla Caminha, de Palmares, no Pernambuco, compõe a equipe da coordenação executiva do CEFEP e representa a macrorregião do nordeste. Para ela, participar do Seminário, a cada ano, se torna mais especial.

“É um momento de esperançar, de renovar a caminhada, encontrar pessoas com as mesmas dificuldades e também a possibilidade de encontrar as saídas e caminhos para que possamos continuar construindo o ideal do bem viver, de justiça e paz”, disse.

“Os momentos de mística foram muito bem vivenciados, a condução da análise de conjuntura, os trabalhos em grupo foram de uma partilha e de uma potência incríveis, então a experiência de viver é sempre muito enriquecedora, mas não individualmente e sim coletivamente”, complementou.

Silvia Kreuz, coordenadora da Escola de Formação da Arquidiocese de Curitiba, esteve participando do Seminário e salientou que a possibilidade de encontrar pessoas com tanta pluralidade e diversidade é algo de muita fecundidade.

“Percebo que é possível estimular nas pessoas o olhar para as pautas que trabalhamos com mais intensidade, que no meu caso são as questões de gênero e a pauta LGBT, e também aprender com as pessoas de diferentes regiões do Brasil”, contou.

Para ela, o Seminário trouxe a oportunidade de compreender pontos que são comuns a todas as pessoas que atuam com fé e política, mas também compreender os pontos que são específicos de algumas regiões do país ou de algumas pautas. “O encontro nos trouxe a possibilidade de trocarmos experiências, conhecimentos e nos inspirarmos, voltarmos para a nossas bases fortalecidos, mas com algumas novidades”, disse.

Novas Escolas de Fé e Política

O irmão Denilson Mariano da Silva, sacramentino de Nossa Senhora, e o Rodrigo Marzano Antunes Miranda, filóso e doutorando, destacaram a importância do CEFEP e de seu Seminário para o fomento e organização de experiências locais, como a da Escola de Fé e Política do Movimento da Boa Nova, Mobon, em Caratinga (MG).

Segundo o irmão Denilson, o CEFEP motivou o Movimento da Boa Nova, que faz um trabalho de animação  e de formação de lideranças leigas, a dar um passo a mais para uma formação continuada de cristãos leigos e leigas na linha de fé e política.

Ele salientou que a iniciativa do CEFEP, com suas cartilhas e materiais de orientações, tem sido uma ferramenta muito importante e que o Seminário é uma força de fomento.

“Estamos juntando pessoas ligadas à caminhada eclesial, autoridades locais, bispos de dioceses vizinhas para a realização de um outro seminário, em maio, de criação da Escola de Fé e Política do Movimento da Boa Nova, em Caratinga (MG)”, disse irmão Denilson.

Além disso, o Rodrigo Marzano Antunes Miranda salientou a experiência de educação popular que é feita há mais de 40 anos pelo Mobon e que subsidia várias cidades em seu trabalho social católico, mas também de exercício do poder em mandatos participativos, organizados a partir de uma visão da Doutrina Social da Igreja, e de melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“O seminário anual do CEFEP com certeza é um motivador para as experiências locais e regionais como essa do Movimento da Boa Nova’, enfatizou.

Fonte: CNBB 
Foto: Marzano

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS