Destaques Em cima da hora
04/07/2022 Edição 3949 Cardeal Dom Claudio Hummes morre aos 87 anos Bispo defendeu causas indígenas e influenciou na escolha do nome do atual Papa
F/Vatican News
"O pontífice agradeceu pelo 'bem realizado no longo e fiel serviço à Igreja' e salientou que Hummes dedicou 'incansavelmente, com alegria e competência, toda tua energia pela causa do Reino de Deus'"

Considerado um grande amigo íntimo do Papa Francisco, Dom Claudio Hummes influenciou diretamente na escolha do nome do Papa Francisco assim que Bergoglio havia sido eleito o próximo papa da Igreja. O Cardeal Dom Cláudio Hummes exerceu seu ministério consciente de sua missão na terra sendo um profeta a favor das causas ambientais, amigo zeloso da natureza abraçando a Ecologia Integral como projeto de vida. Esteve ao lado dos indígenas e de suas lutas por respeito e direitos humanos. Dom Cláudio Hummes, depois de intensivo trabalho como Prefeito da Congregação para o Clero, no qual esteve à frente de mais de 400 cardeais, não encerra sua missão e, ainda, no Brasil, em 2019, torna-se Presidente da Comissão Pastoral para a Amazônia.

Em nota, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, afirma que "desde o início do seu ministério episcopal, contribuiu na missão desta Conferência Episcopal nas dimensões do Ecumenismo, dos leigos, da família, da cultura e, mais recentemente na realidade da Amazônia. Também atuou por vários anos à frente da Pastoral Operária. Toda a dedicação de dom Cláudio à ação pastoral no Brasil o fez ser chamado para o cardinalato e para colaborar na Cúria Romana, tanto em Assembleias Sinodais, quanto nas diversas Congregações das quais foi membro e, de forma especial, na Congregação para o Clero, da qual foi prefeito entre 2006 e 2010. A CNBB recorda o que foi destacado pelo Papa Bento XVI, quando dom Cláudio renunciou a função à frente da Congregação para o Clero, por limite de idade. O pontífice agradeceu pelo 'bem realizado no longo e fiel serviço à Igreja' e salientou que Hummes dedicou 'incansavelmente, com alegria e competência, toda tua energia pela causa do Reino de Deus'. Resta parafrasear o hoje Papa Emérito, pois assim o fez dom Cláudio até aqui", afirma. 

 

Confira na íntegra, nota divulgada:

NOTA DE PESAR E ESPERANÇA

 

Falecimento do Cardeal Claudio Hummes - Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero

 

 

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, 04 de julho de 2022, com 87 anos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência em Deus. O médico Dr. Rodrigo Paulino constatou a morte do Cardeal, ocorrida um pouco após às 9h da manhã de 04/07/2022.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna.

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados. 

 

 

São Paulo, 04 de julho de 2022

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS