Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
02/03/2023 Anna Poce – Vatican News Edição 3957 Cardeal Bo: o caminho sinodal, exigente, mas necessário para a Igreja
F/ Diocese de Palmares
"O caminho sinodal é um pouco como o caminho de Jesus no deserto, exigente, mas necessário. É necessário porque permitirá à Igreja testemunhar melhor o Evangelho através de um processo de escuta, encontro e discernimento"

Estas são as palavras do arcebispo de Yangon, cardeal Charles Maung Bo, presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC), durante a missa de encerramento da Assembleia Continental Asiática sobre a Sinodalidade, realizada de 23 a 27 de fevereiro, em Baan Phu Waan, centro de formação pastoral da arquidiocese de Bangcoc, na Tailândia. Também estiveram presentes com o cardeal Bo, dom Francis Xavier Kriengsa Kovitvanit, arcebispo de Bangcoc, o cardeal George Alencherry, arcebispo-mor de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabars, na Índia, e dom Mathias Ri Iong-hoon, bispo de Suwon, na Coréia do Sul.

A força transformadora do Espírito Santo

Em sua homilia, o cardeal, lembrando que durante a Quaresma “somos convidados a um tempo de renovação e transformação”, disse que é necessária uma mudança de atitude na abordagem dos desafios que se apresentam também no caminho a ser percorrido juntos. Usando a sigla em inglês L.E.N.T. da palavra Quaresma, o cardeal Bo indicou o caminho para esta transformação, onde: L (deixar ir), deixar ir, sugere que aprendamos - se quisermos que este caminho comum seja significativo - a deixar ir tudo o que nos impede de ser Igreja sinodal, ou seja, preconceitos, medos e nossos privilégios. De fato, “o pré-requisito para crescer”, continuou o cardeal, “é a mudança”; E (encontro), como um encontro, que nos lembra que "percorrer o caminho do discipulado tem um objetivo específico, que é o encontro com Cristo" e que "se nós (a igreja) queremos ser a 'ponte' que ajuda as pessoas a encontrar Deus, devemos também preencher as divisões que continuamente nos impedem de seguir em frente”; N (vizinhança), como proximidade, porque "o trabalho de reconciliação, cura e construção da paz deve estar no centro da vida e do ministério da Igreja". Com efeito, ser discípulos missionários significa "estar próximo dos outros - ser o rosto da misericórdia e da compaixão de Deus para com os outros"; e por fim o T (transformação), como transformação, na consciência de que "a obra de transformação vem de Deus e somente de Deus", e que "o Espírito Santo que habita em nós pode transformar a nossa vida, a Igreja e o mundo”. “Para renovar a vida da Igreja, precisamos da força transformadora do Espírito Santo”, explicou o purpurado. “Sozinhos nada podemos conseguir”. Só o Espírito Santo “pode dar direção e definição ao nosso testemunho, como Igreja”.

Tocar em uníssono

Nos trabalhos do último dia, coordenados por dom Pablo David, bispo de Kalookan, presidente da Conferência Episcopal das Filipinas, pela sra. Teresa Wu, da Conferência Episcopal Regional da China, e pela sra. Estela Padilla, secretária executiva do Departamento para as questões teológicas da Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC) e membro da força-tarefa sinodal, os participantes compartilharam suas impressões e opiniões sobre o segundo dia da Assembleia. O cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo e relator geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo, usando o exemplo dos instrumentos musicais, explicou aos delegados como cada um deles é um instrumento que deve tocar em uníssono, para produzir uma sinfonia, e que isso deve ser feito várias vezes, com disciplina e em harmonia com os demais instrumentos, para evitar que se transforme numa cacofonia. Hollerich sublinhou ainda que só na humildade podemos trabalhar e caminhar juntos neste caminho sinodal e que uma Igreja sinodal é uma Igreja à qual Cristo dá a missão de anunciar o Evangelho e de estar a serviço de todo o povo de Deus.

A contribuição da Igreja asiática ao Sínodo

O padre Clarence Devadass, membro do grupo de discernimento sinodal, por sua vez, apresentou alguns pontos salientes do esboço modificado do documento final, ou seja, a contribuição das Igrejas na Ásia para a redação do Instrumentum laboris do Sínodo, convidando os participantes aos grupos de trabalho à reflexão. A reflexão continuou à tarde, também sobre quais podem ser as mudanças necessárias na Igreja na Ásia para melhorar a sinodalidade e sobre o que os delegados esperam que aconteça entre a sessão de outubro de 2023 e a sessão do Sínodo de outubro de 2024. As declarações conclusivas foram confiadas ao cardeal Mario Grech, secretário geral do Sínodo dos Bispos, que assegurou aos delegados dos 29 países pertencentes à FABC, que sua caminhada neste Sínodo será frutífera e que suas contribuições não serão esquecidas pelo Igreja Universal. Ao final, dom Tarcisio Isao Kikuchi, arcebispo de Tóquio e secretário-geral da FABC, agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o sucesso do Sínodo asiático.

Fonte: Vatican News

 

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS