Destaques Sociedade
12/11/2021 Luis Miguel Modino - Prensa CELAM Edição 3942 Cardeal Barreto na COP26: Nossa terra clama por causa do uso e abuso dos bens que Deus colocou sobre ela
F/ Youtube REPAM
"O Cardeal insistiu que "nossa terra grita, por causa do uso e abuso dos bens que Deus colocou nela", o que "se torna um grito tumultuoso que exige que mudemos para um novo paradigma, o paradigma do cuidado, que nos pede uma nova maneira de nos relacionarmos com a natureza, que é nossa casa comum."

Dentro dos diferentes encontros que estão acontecendo em torno da COP26, que está sendo realizada em Glasgow (Reino Unido), de 31 de outubro a 12 de novembro, nesta terça-feira, 9 de novembro, aconteceu a Assembleia Mundial sobre a Amazônia e a Crise Climática, animada pelos povos indígenas e organizações sociais.

O Cardeal Pedro Barreto SJ, presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM, se dirigiu a eles, num discurso que iniciou expressando "três sentimentos que esmagam aqueles de nós que estamos comprometidos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica: indignação, fortaleza e esperança".

Ele passou a explicar as razões destes sentimentos: "indignação, porque muitos líderes indígenas foram assassinados por defenderem a Amazônia contra a exploração irracional dos recursos naturais e o desmatamento", insistindo que estes assassinatos mostram "que a vida humana está ameaçada e que a Amazônia está sendo dilapidada pelos interesses mesquinhos dos grupos".

A fortaleza vem do caminho comum entre a REPAM e os povos indígenas e comunidades tradicionais, "os principais interlocutores e sujeitos de ação no território". Com aqueles que ele chama de "guardiões da Amazônia", a REPAM atua "em defesa dos direitos humanos e da natureza, em busca do Bem Viver e da Justiça Socioambiental".

A esperança nasce da experiência do Sínodo para a Amazônia, um processo que "colocou a Amazônia e os povos originários no centro das atenções da Igreja Católica e também de uma parte significativa da opinião pública mundial". Um caminho em que o cardeal peruano destaca "o apoio e a proximidade do Papa Francisco ao longo de todo o processo".

O arcebispo de Huancayo expressou o compromisso da Igreja de "cuidar do planeta, nossa casa comum". Segundo o Cardeal Barreto, "a crise da Amazônia, da pandemia e do clima só pode ser respondida com uma mudança no modelo de desenvolvimento global, fruto de uma conversão radical, uma revolução cultural", lembrando as palavras de Laudato Si', citadas na mensagem do Papa à COP26, onde ele chama a não permanecer no meio-termo.

Seu presidente lembrou "o acompanhamento de várias ações de formação e intercâmbio entre os povos à luz das intuições do Sínodo Amazônico e da Exortação Apostólica Querida Amazônia", por parte da REPAM, citando alguns exemplos deste trabalho.

O Cardeal insistiu que "nossa terra grita, por causa do uso e abuso dos bens que Deus colocou nela", o que "se torna um grito tumultuoso que exige que mudemos para um novo paradigma, o paradigma do cuidado, que nos pede uma nova maneira de nos relacionarmos com a natureza, que é nossa casa comum".

Finalmente, ele ressaltou que "para que a vida seja possível, devemos assumir o compromisso de viver um estilo de vida sóbrio, cuidando e respeitando nossa Casa Comum para nós mesmos e para as gerações futuras", ressaltando que "Nosso compromisso é agora!” Ele pediu: "Vamos caminhar juntos, tecendo redes com iniciativas de força e esperança diante da adversidade e da indiferença!”.

Acompanhe o Cardeal Barreto na Assembleia Mundical sobre a Amazônia e a Crise Climática (COP26) - Fonte REPAM

 Leia também:
Bispos, CEAMA e REPAM à COP26
O que é sínodo sobre a sinodalidade

Alternativas a uma economia que mata

É urgente uma mudança de cultura ambiental

Menos armas, mais comida

Aliança de redes eclesiais - COP 26

Violência como forma de governo

Sinodalidade: rosto de uma Igreja comunhão

Precisamos recuperar o sopro do Espírito

Dois anos do Sínodo Amazônico

Papa: "O Espírito muda o coração..."

Encontro da Rede CLAMOR

Papa nomeia Pe. Joel Bispo auxiliar de BH

Dia Nacional do Leigo 2021

Que o sonho de Deus brilhe para nós

MOBON, a busca da animação bíblica

Papa João Paulo I, milagre reconhecido

CEBs e Sinodalidade

Assembleia Eclesial: um sopro do Espírito

Assembleia Eclesial, uma novidade...

Lançamento da SIREPAM

Domingo do Palavra

Risco de instrumentalização do Cristianismo
Migração e povos indígenas

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.  

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS