Juventudes Vocacional
30/07/2019 Pe. Gedeir Vieira, SDN Edição Cada Comunidade Uma Nova Vocação
F/Arq.PVS
"toda vocação é um chamado de Deus ao ser humano, para um estilo de vida, um serviço, um ministério específico na sua Igreja, a serviço da Evangelização"

CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO

 

 

            Em comunhão com a proposta, da Diocese Sagrado Coração de Jesus de SINOP, de celebrarmos o Ano Vocacional com a temática: “Cada Comunidade Uma Nova Vocação” nós, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, realizamos neste final de semana, dia 23 de junho de 2019 (domingo), no espaço da Fundação Servir, o Encontro Vocacional Sacramentino, com adolescentes e jovens da Paróquia Santa Cruz e da Paróquia Bom Pastor, Alta Floresta – MT. Contamos com a colaboração da Pastoral da Juventude e da Pastoral Familiar para a realização do mesmo. Desde já somos gratos a esta parceria, colocando em prática os objetivos da Pastoral de Conjunto na nossa Igreja.

            No encontro trabalhamos o tema da Vocação, em aspectos gerais. O objetivo era tomar consciência de que: toda vocação é um chamado de Deus ao ser humano, para um estilo de vida, um serviço, um ministério específico na sua Igreja, a serviço da Evangelização. Temos a certeza de que Ele chama a todos para: trilhar um caminho de santidade, viver com retidão o ideal da vida cristã, e a ser testemunhas da fé, por atos e palavras, para a transformação da sociedade e para a edificação do seu Reino Celeste. O ser humano tem a liberdade de responder “sim” ou “não” a este chamado. E Deus respeita a sua resposta, sem querer impor-lhe nada.  

            Em seu Chamado, Deus não exclui ninguém. Ele chama a todos. Não escolhe apenas os capacitados. Ele escolhe também os fracos, os limitados e os que se acham incapacitados, para que Sua Graça possa se manifestar, grandiosamente, na vida e na história do ser humano. Cabe a este, fazer um processo de “Discernimento” e de “Resposta” ao chamado, a vontade de Deus em sua vida, e com isso, se colocar no processo de “Seguimento” a Jesus Cristo.

            É bom recordamos também que, além de uma vida de santidade, todos os cristãos são chamados por Deus a serem: discípulos-missionários de Jesus Cristo, dando sua parcela de contribuição para o serviço de Evangelização, colocando seus dons e talentos da disposição de toda a nossa Igreja.

            Dentro da dinâmica do processo vocacional de: “Chamado”, “Discernimento”, “Resposta” e “Seguimento”, iniciamos um trabalho de acompanhamento e orientação dos nossos adolescentes e jovens, para que à luz da Palavra de Deus e por uma experiência forte de fé cristã, eles possam compreender o que Deus espera de cada um deles, e ao mesmo tempo, tenham a coragem necessária para responder “Sim”, a vontade de Deus em sua vida, à exemplo de Maria Santíssima, a Mãe do Filho de Deus. Temos a esperança de criarmos a partir de agora um Grupo Vocacional, para obter maior consciência da importância de cada uma das vocações específicas na vida da Igreja, a saber: Vocação Laical, Vocação Familiar, Vocação Presbiteral e Vocação à Vida Religiosa Consagrada.  

            Caríssimos leitores e leitoras continuemos rezando pelas vocações, sempre pedindo a Deus, que toque no coração dos nossos adolescentes e jovens, fazendo com que eles sintam cada vez mais, o desejo de seguirem a Jesus Cristo e dedicarem a sua vida a Ele, na realização da missão de levar a Boa Nova a todos os homens e mulheres da nossa sociedade.  

 

Pe. Gedeir Vieira Gonçalves, SDN

Animador Vocacional – Regional MT

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS