Variedades Extras
Compartilhe esta notícia:
17/05/2022 Pe. Sebastião Sant’Ana, SDN Edição 3947 Boa festa no céu, cem anos de Pe. Paschoal Rangel
F/ Arquivo O Lutador
"Um irmão, um companheiro, um amigo, um mestre que nos ensinou e nos passou uma bandeira de vida. "

 

No centenário de seu nascimento, nossa homenagem ao Pe. Paschoal Rangel (17/05/1922 – 17/05/2022). Acompanhe o texto elaborado por um de seus grandes amigos e sempre colaborador de O Lutador, o Pe. Sebastião Sant´Ana Silva.  

Neste momento de certeza e de esperança na vida plena garantida pelo Ressuscitado, quero manifestar aos Missionários Sacramentinos, às Congregações Julimarianas, aos familiares e amigos e à grande Família O LUTADOR a minha solidariedade ao Pe. Paschoal Rangel. Também a gratidão a Deus por tudo aquilo que sua vida fecunda significou de presente do alto para todos nós. 

Quem vem acompanhando a história deste jornal, criado pelo Pe. Júlio Maria, percebe facilmente que não é possível separar Pe. Paschoal de O LUTADOR, de tal maneira estiveram unidos num mesmo projeto a serviço da fé e da cultura.

Permitam-me os leitores retomar alguns aspectos dessa história do Pe. Paschoal. Antes de completar doze anos, seu pai, Sr. Alcino Rangel, respeitando a vocação do filho, o levou, no início de 1934, de Castelo, ES, para o Seminário de Manhumirim, MG, confiando-o ao Pe. Júlio Maria.

Nos onze anos de convivência com o Fundador dos Missionários Sacramentinos, aprendeu dele a paixão por Jesus Cristo e pela Igreja, o entusiasmo e a alegria de comunicar o Evangelho ao povo, usando bem a palavra. A palavra falada e a palavra escrita. Desde os tempos de adolescência e juventude, o Pe. Paschoal amou e respeitou a palavra. Aproveitou os dons naturais e trabalhou apaixonadamente a palavra. Aprofundou-se na língua portuguesa e outras línguas. Tudo em vista da melhor comunicação da Palavra de Deus. E nessa escola da comunicação, do trato da palavra, sobretudo da palavra escrita, o jornal O LUTADOR teve um papel muito significativo em sua vida. (Os leitores mais antigos sabem que esta história de amor entre os dois já vem de muito longe.) Mas, acima de tudo, a certeza de que a palavra escrita, quando bem usada, pode fazer o bem a um número imprevisível de pessoas.

Grande paixão pela palavra

Esta paixão pela palavra procede de outras paixões maiores. A paixão por Cristo, pela Igreja e pelo povo o levou a uma profunda paixão pela verdade. Verdade que ele procurou viver e ensinar. Verdade que o colocou numa busca incessante, pelos caminhos da filosofia e da teologia. E que busca invejável! Os livros se tornaram seus companheiros inseparáveis. Certa vez, Dom Walmor, Arcebispo de Belo Horizonte, visitando sua rica biblioteca, admirou-se com a incrível intimidade que o Pe. Paschoal mantinha com cada um daqueles cerca de 30 mil volumes, localizando-os rapidamente e informando o conteúdo de cada um. Foi até o fim o padre que estudou seriamente, buscando, cada dia mais, viver a fidelidade à verdade.

Filósofo, teólogo, professor, literato, poeta, jornalista, conferencista, humanista e, sobretudo, o religioso padre – pároco muitos anos, confessor, conselheiro, diretor espiritual, pregador da Palavra, homem dos sacramentos –, desde que foi ordenado em 1946, Pe. Paschoal exerceu seu ministério sacerdotal nas cidades mineiras de Manhumirim, Dores do Indaiá, Alto Jequitibá, Carangola e Belo Horizonte. Vale lembrar que também participou da segunda sessão do Concílio Vaticano II, como assessor de Dom José Eugênio Correa, então Bispo de Caratinga, e como enviado especial do jornal “Diário de Notícias”, do Rio de Janeiro.

Boa parte dessa vida intensa e fecunda foi dedicada à formação dos seminaristas, como professor de filosofia e teologia. Ainda em Belo Horizonte, na PUC-Minas, lecionou filosofia, teologia, deontologia da enfermagem e ética da comunicação.

Sua bibliografia nas áreas de teologia, filosofia e literatura são de rara profundidade cultural, rendendo-lhe prêmios nacionais de crítica literária e as constantes referências às suas obras pela crítica especializada. Dirigiu até inícios de 2008 a revista teológica “Atualização”, por ele fundada em 1970.

Evangelizador pela imprensa!

Mas foi n’O LUTADOR, que estabeleceu o seu púlpito especial e, a partir dele, falou para todo o Brasil. Diretor e Editor pela terceira vez, de 1967 a inícios de 2003, foi a alma do jornal. Continuou escrevendo, no mesmo estilo impecável, límpido e atraente, contagiando muitos católicos, ensinando-lhes como viver a fé, a amar a Igreja, a descobrir a beleza da vida e a enfrentar os inúmeros desafios que ameaçam suas convicções religiosas. Procurou entender os fatos do dia-a-dia, iluminando-os a partir de sua perspectiva teológica. Sentiu verdadeiro prazer em dividir com os leitores o fruto de seus estudos, leituras, observações e reflexões. E só Deus sabe quantas pessoas foram atingidas por esse dedicado trabalho missionário de evangelizar pela imprensa!

Por ser um homem de convicções próprias, por não embarcar em modismos, por assumir posições que, para ele, representavam o compromisso com a verdade e os ensinamentos da Igreja, Pe. Paschoal teve que enfrentar constantes embates jornalísticos. Foi conseqüência normal de uma postura coerente.

Amadurecido pelos anos, provado pela dor e sofrimento, deixou-nos  a imagem de um homem realizado, sereno, amigo, que viveu motivado por um grande ideal. Espelhou e deixou transbordar para a nova geração sacramentina a experiência, o amor e a fidelidade a toda prova à Igreja e à sua Congregação.

Um irmão, um companheiro, um amigo, um mestre que nos ensinou e nos passou uma bandeira de vida. Hoje, no céu, um protetor e intercessor que, ao lado de Nossa Senhora, do Pe. Júlio Maria e dos Santos, velará por todos.oa festa no céu, Pe. Paschoal Rangel! Já conheceu aí a Biblioteca de Deus? 

Leia também:
Reavivar Aparecida: corajosa profecia
15 anos de Aparecida: Sua Vitalidade

Em nome de Deus, defendam a Mãe Terra

Mais de 500 Presbíteros no 18º ENP

15 anos de Aparecida: para entender a Igreja no século XXI

Chamados a construir a família humana: Papa Francisco

Entrevista Pe. Dario Rossi: mega mineração no Brasil

Fé esperança e compromisso: nota da CNBB

50 anos do CIMI

Formar padres com consciência indígena

Igreja repudia violência contra indígenas

Com Jesus nossa preparação para a Semana Santa

Seminário de Iniciação à Vida Cristã

Reforma da Cúria: o que é mais importante

MOBON acolhe o 25º Encontro de Políticos Cristãos

Rede um grito pela vida: 15 anos

Rússia e Ucrânia

Abolir a guerra antes que ela apague a humanidade da história

A guerra jamais justa

Ataques implacáveis contra o Papa Francisco

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS