Formação Missão
29/07/2019 Pe. Fabrizio Meroni, PIME* Edição 3914 Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo
"Guia para o Mês Missionário Extraordinário Outubro/2019"

 

Pe. Fabrizio Meroni, PIME*

 

Depois de ampla consulta junto às Igrejas locais, foi publicado o Guia para o Mês Missionário Extraordinário Outubro/2019, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. É este um instrumento nascido em clima “sinodal” para servir às Igrejas locais em suas necessidades de formação e animação missionária, e para preparar e viver o Mês Missionário Extraordinário desejado pelo Papa Francisco por ocasião do centenário de promulgação da Carta apostólica Maximum Illud, de Bento XV [30/11/1919].

As partes que compõem este Guia correspondem às dimensões espirituais indicadas pelo Santo Padre Francisco ao escolher este Mês Missionário Extraordinário: o encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na Igreja, o testemunho de santos e mártires da missão, a formação catequética para a missão e a caridade missionária.

A primeira parte – “Encontro com Jesus Cristo” – oferece meditações espirituais de caráter missionário sobre leituras bíblicas da Santa Missa diária dos 31 dias do mês de outubro de 2019. Pode-se fazer uso delas para a celebração da Santa Missa ou para qualquer momento de oração e de formação.

A segunda parte – “As testemunhas da missão” – envolve mulheres e homens, santos e mártires, canonizados ou não, que várias Igrejas locais do mundo inteiro nos sugeriram e apresentaram como modelos e intercessores na fé e na missão. Cada um se sinta livre para contatar os Diretórios Nacionais POM dos países de referência das testemunhas aqui apresentadas para receberem mais informações, indicações bibliográficas e sugestões.

A terceira parte – “Considerações sobre a missão” – apresenta uma série de temas importantes, evidenciados pelas Igrejas locais e por nossos Diretórios Nacionais POM, para a formação e a animação pastoral para a missão. Sem a pretensão de elaborar uma teologia exaustiva ou propostas completas, esses textos contêm ideias e sugestões para encontros de formação sobre a missão.

Convidamos a todos a uma leitura integral e contextualizada dos conteúdos proféticos sobre a missão ad gentes da Carta apostólica Maximum Illud. Além disso, para nosso empenho de oração, reflexão e formação missionária, sugere-se fazer referência também a outros textos do magistério, como: Lumen Gentium, Ad Gentes, Nostra Aetate, Gaudium et Spes, Evangelii Nuntiandi, Redemptoris Missio, Diálogo e Anúncio, Deus Caritas Est, Evangelii Gaudium, além do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

Depois de ter avaliado e aprovado os conteúdos, a CEP e as POM sentem-se felizes de propor os textos ali publicados para a atenção de quem irá servir-se deles para a preparação e a implementação do Mês Missionário Extraordinário Outubro/2019. Trata-se de um Guia escrito a várias mãos (não de um só autor), e composto graças a um permanente trabalho de seleção, análise e discernimento por parte do Grupo de Trabalho Outubro/2019. Qualquer pessoa pode utilizar-se dele integral ou parcialmente, ou ainda segundo as circunstâncias eclesiais e as necessidades locais.

Para maiores aprofundamentos, indicamos também os seguintes sites da Internet, onde poderão encontrar material disponível: www.october2019.va , www.fides.org , www.ppoomm.va

 

* Diretor da Agencia FIDES e da revista OMNIS TERRA

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS