Destaques Editorial
Compartilhe esta notícia:
01/07/2022 Denilson Mariano Edição 3948 Assembleia Eclesial fermento de sinodalidade na 40ª Assembleia Geral do CNLB
F/ Jakson
"A sinodalidade vai estender-se na medida em que conseguir gerar processos sinodais, iniciativas que fazem a ideia se materializar em atitudes e práticas cotidianas. Neste sentido o Espírito do Senhor fez surgir na Assembleia um apelo para que seja realizada a Assembleia Eclesial do Brasil."

 

A importância da Assembleia Eclesial latino americana e caribenha - celebrada novembro de 2021 -, vai muito além do evento acontecido ou de suas conclusões primeiras. Ela pode ser vista como um fermento de sinodalidade na Igreja, um novo impulso para caminharmos juntos.

Isto pode ser verificado pela realização da 40ª Assembleia Geral Ordinária Eletiva do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, realizada em São Luís – MA, nos dias 16 a 19 de junho 2022. Não apenas o conteúdo da reflexão apontava para a sinodalidade. Antes, sinodalidade foi a forma escolhida para a realização da Assembleia. Vários são os elementos que sinalizam a prática sinodal.

A cada dia do encontro, diferentes pessoas, membros da coordenação, representantes dos Regionais e das Instituições filiadas se revezavam na condução dos variados momentos da Assembleia. Leveza, corresponsabilidade e maior participação ativa, leigos e leigas comprometidos, atuantes, como verdadeiros sujeitos.

Durante o encontro a fraternidade era o clima que predominava nos momentos formais e informais. Alí, cada um/a, como membro do povo de Deus, dava a sua contribuição. A igualdade derivada do batismo prevalecia sobre distinção dos ministérios. Assim, leigos/as, religiosos/as, padres e bispos, como irmãos, caminhavam juntos, discutindo juntos, celebrando juntos, trabalhando e decidindo juntos... Um momento de graça, verdadeiro kairós para a vida da Igreja. E o Espírito como que reforçava em todos os presentes: “O caminho é este, é por aqui que vocês devem ir!” (Is. 30, 21).

O tema central da Assembleia “Sinodalidade e Missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, assessorada pelo Pe. Aquino Júnior, apontava a necessidade de ouvir as vozes das periferias. O clamor do Espírito se fez ouvir na voz dos marginalizados. Foi um momento alto da Assembleia a oportunidade de ouvir o testemunho sofrido e esperançoso dos catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais, pessoas em situação de rua, indígenas, quebradeiras de coco, pessoas em situação de rua. Em cada depoimento, um clamor do Espírito, um clamor por justiça, a favor da vida e da dignidade para todos.

A sinodalidade vai estender-se na medida em que conseguir gerar processos sinodais, iniciativas que fazem a ideia se materializar em atitudes e práticas cotidianas. Neste sentido o Espírito do Senhor fez surgir na Assembleia um apelo para que seja realizada a Assembleia Eclesial do Brasil. Esse apelo foi manifesto na carta dirigida aos cristãos leigos e leigas do Brasil, extensiva a todo o povo de Deus Uma oportunidade para que todos os organismos do povo de Deus, possam, decididamente, caminhar juntos. Essa seria uma oportunidade e um caminho de recepção do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade a ser celebrado em outubro de 2023. Fazemos eco a esse sopro do Espírito presente na 40ª Assembleia.

Por fim, outro marco de sinodalidade deu-se na investidura da nova diretoria do CNLB eleita nesta assembleia. Lembrou-se que não se tratava de uma “tomada de posse”, como costume da sociedade civil, mas que em termos evangélicos, os escolhidos, eleitos, se colocavam a serviço, a exemplo de Jesus no lava-pés (cf. Jo 13,1-17). A investidura da nova diretoria deu-se com colocação de um avental com a logo do CNLB e o dístico: “Maior é aquele que serve”. A responsabilidade é de todos, todos somos chamados a caminhar juntos. Os que assumem um cargo, uma função, um ministério é para estar a serviço dos irmãos.

Pode-se ver que o espírito sinodal percorreu toda a 40ª Assembleia Eclesial, está gerando processos de sinodalidade, está nos animando a caminhar juntos, no serviço mútuo, colocando-nos atentos aos clamores do Espírito à nossa Igreja no desafiante e conturbado momento nacional que vivemos. Sem medo de errar, podemos reafirmar que a Assembleia Eclesial latino americana e caribenha está sendo um fermento de sinodalidade na Igreja e “o caminho é este, é por aqui que toda a Igreja deve ir!” (cf. Is. 30, 21).

Leia também:
6ª Semana Social Brasileira no Maranhão
Norte 1 e Noroeste encerram visita ad limina

Escuta, clareza e avançar sem medo

CNLB realiza sua 40ª Assembleia Geral em São Luís-MA

Revisitar o passado, fazer memória

Mensagem do IV Encontro da Igreja na Amazônia legal

Santarém: Texto muito simples, mas prático...

O mundanismo, o funcionalismo e o pragmatismo...

50 anos de Santarém: Igreja com vitalidade...

Carta do Papa pelos 50 anos do Documento de Santarém

"O protesto dos pobres é a voz de Deus" 

Papa Francisco, a Sinodalidade e a eclesiogênese

"A Igreja da Amazônia não ficou esquecida do Papa"

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS