Roteiros Pastorais Roteiros Catequéticos
Compartilhe esta notícia:
09/09/2019 Ir. Mª Martha Johanning, Sirlei Maria Cichelero Edição 3915 A ovelha que se desgarrou - 15/09 ROTEIROS CATEQUÉTICOS
F/FANO
"Todos ficam felizes e alegres porque a criança voltou. "
  1. A ovelha que se desgarrou

Objetivo: Mostrar que Jesus vai atrás do pecador.

Material: Bíblia: uma folha de papel pardo e lápis colorido ou canetinha para cada participante.

 

1 – Ver (a realidade)

- Dinâmica: O (a) catequista motiva todos os participantes a desenharem no papel, colocando no centro do círculo, o seu próprio pé. Em seguida conversar sobre o que pensam. (Todos são iguais? Todos estão na mesma direção? Caminham muito ou pouco? Porque precisam caminhar? Para onde vão? O que vão fazer?)

 

- Experiência de Vida: O catequista conta uma história de uma criança que saiu de casa a procura de "uma mãe melhor que a sua" porque esta havia gritado com ela. Mas acabou se perdendo no caminho, a noite chega, a criança não consegue voltar e fica só. Em casa, toda a família espera por ela. O pai vai procurá-la. Quando a encontra, coloca-a nos ombros e volta depressa para casa. Todos ficam felizes e alegres porque a criança voltou. Vamos ver se a gente reconhece alguma coisa disto na história que Jesus contou.

 

2 – Iluminar (Ensinamentos de Jesus)

Canto: para aclamar a Palavra

- Leitura: Lucas 15, 1-10. (Procurar ler com clareza)

 

Perguntar:

  1. a) Quem se aproximou de Jesus para escutar?
  2. b) Qual é a critica que os fariseus e doutores da lei faziam a Jesus?
  3. c) Como Jesus respondeu?
  4. d) Qual a comparação que Jesus faz das ovelhas com as pessoas?
  5. e) O que acontece quando a mulher perde uma moeda de valor?
  6. f) O que acontece quando ela encontra esta moeda?

 

Para refletir: No tempo de Jesus havia um grupo de pessoas tidas como pecadoras: prostitutas, jogadores, cobradores de impostos, pastores etc. também eram pecadores os que não podiam pagar o dízimo e os que não observavam o repouso do Sábado. E Jesus veio para que todos tenham vida, inclusive os pecadores. Jesus encontra-se com eles, recebe-os afetuosamente e perdoa-lhes os pecados. Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido, se preocupava com os marginalizados. Isso não entrava na cabeça dos que se julgavam "justos": Como é que santo convive com gente de má fama? Mas Jesus nos ensina que o pecado afasta as pessoas dos irmãos e de Deus. Faz das pessoas ovelhas desgarradas e quando acontece o arrependimento e conversão, há a volta e a acolhida de Jesus e da comunidade.

 

Guardar no coração: Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.”

 

3 – Celebrar

- Oração: Em silêncio, escrever uma oração falando com Jesus sobre o que foi refletido hoje. Depois as orações podem ser expressas no grupo.

- Canto: Sou bom pastor, ovelhas guardarei. / Não tenho outro ofício, nem terei. / Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei.

 

4 – Agir (a realidade nos convoca para...)

- Compromisso: Procurar ver se tem alguém que deixou a catequese e procurar ajudá-lo a voltar.

- Final: Rezar o Pai Nosso e Ave Maria. Terminar o encontro com um canto alegre.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS