Roteiros Pastorais Tudo em família
20/01/2020 Antônio Carlos Santini Edição 3919 A briga pelo banheiro...
F/ Pixabay
"Mesmo na Bíblia, estão registrados choques, desavenças e violências no círculo familiar. "

 

 

  1. Coisas que acontecem

Alcino era o caçula de oito irmãos. A casa tinha apenas um banheiro. Para o pequeno, toda manhã era um sofrimento esperar que todos usassem o banheiro. A qualquer tentativa de furar a fila, era escorraçado pelos maiores.

Já adulto, casado, profissional respeitado em seu campo de trabalho, Alcino pôde construir uma casa muito boa. Entre as comodidades, decidiu fazer quatro banheiros. De algum modo, ele declarava seu protesto para as mágoas da infância.

O tempo passou, os filhos cresceram e saíram de casa. Agora, a esposa de Alcino, também idosa, vive reclamando de uma casa que tem quatro banheiros... e do trabalho que isso dá...

 

  1. Pensando juntos

Dizem os entendidos em psicologia que a criança antiga permanece viva lá dentro do adulto. Mesmo sem perceber, boa parte de seus gestos e decisões trazem a marca da criança oculta. E o ambiente familiar deixa suas feridas, mais ou menos doloridas, ao longo do processo de crescimento.

Mesmo na Bíblia, estão registrados choques, desavenças e violências no círculo familiar. Um caso exemplar foi o de José do Egito.

Cabe aos pais um papel de vigilância e supervisão para que o relacionamento entre irmãos seja realmente fraterno, de modo que não haja opressores e oprimidos, vencedores e derrotados. O excesso de competição deve ser monitorado e corrigido pelos educadores.

 

  1. Para uma reunião de casais

- Na sua infância, como era o relacionamento com seus irmãos e irmãs?

- De algum modo você se sentiu preterido ou sufocado pelos irmãos?

- Você carregou mágoas provenientes das relações entre irmãos?

- Ocorriam cenas de ciúme? Havia competição entre vocês? Ou predominava um clima de cooperação e ajuda mútua?

- Como aproveitar essa experiência para a educação de seus filhos?

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS