Formação Missão
27/03/2019 Pe. Renato Dutra Borges, SDN Edição 3908 A boa política está a serviço da paz. “Eli likiko likumbi atengele Mwangana, Natukinyinamo nakuwahililamo” Salmo 118, 24 (Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos nele.)
F/ Pe. Renato SDN

“A boa política está a serviço da paz” é o tema da mensagem do 52ª Dia Mundial da Paz, celebrado em 1° de janeiro de 2019.

“A responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar. Esta missão consiste em salvaguardar o direito e incentivar o diálogo entre os membros da sociedade, entre gerações e culturas”, “Não há paz sem confiança recíproca e a confiança tem como primeira condição o respeito pela palavra dada. O compromisso político, uma das mais altas expressões da caridade, traz a preocupação pelo futuro da vida e do planeta, dos jovens e das crianças, em sua sede de realização”.

Décadas em guerra

Angola viveu décadas da sua história em guerra - de 1961 a 1974 contra o poder colonial português e a partir de 1975 uma guerra civil. Em 2002, a guerra civil chegou ao fim.

No dia 4 de Abril de 2002 foi assinado o Acordo de Paz entre o Governo do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola – e a UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola –, as duas formações políticas que mais influência tinham e têm no país.

Em dezesseis anos de paz, Angola ainda se debate com vários problemas. Mais de um terço da população vive na linha da pobreza, segundo o Censo Geral de 2014. A taxa de desemprego é alta, rondando os 20% em 2015, e os jovens são os mais afetados. Além disso, apenas 35% dos angolanos têm acesso ao fornecimento de energia elétrica.

 

Significado da Paz

– Paz Significa bendizer a quem preservou a vida num segundo ato generativo, em que se justificava a morte daquele que se comportava como inimigo pela violência do conflito e das ações combativas;

– A dívida moral que se estabelece entre agraciado e a autoridade, cujo dever é preservar a vida humana, sem o dom da vida, ninguém pode ser político ou exercitar qualquer outra atividade;

– Paz é a capacidade regenerativa da Natureza que foi brutalmente tratada, pilhada, queimada, vandalizada, desrespeitada, mas que conseguiu apagar os vestígios da destruição.

“Os direitos e deveres do ser humano aumentam a consciência de pertencer a uma mesma comunidade, com os outros e com Deus. Portanto, somos chamados a levar e anunciar a paz como a boa nova de um futuro em que todo ser humano será considerado em sua dignidade e seus direitos”.

Que a paz seja fruto da justiça que praticamos e almejamos.

Feliz ano todo!

 

* Designado para Pároco da Paróquia Santa Cruz – Alta Floresta - MT

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS