Variedades Símbolos
Compartilhe esta notícia:
22/01/2021 Antônio Carlos Santini Edição 3932 8. O CORDEIRO
F/ Pinterest
"Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. (Jo 1,29)"
  1. CORDEIRO

“Onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn 22,7)

Quando vê Jesus se aproximar do local onde estava batizando, João Batista o identifica diante de seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29) Esta relação entre o cordeiro e o pecado confirma a função propiciatória que assume a vítima de um sacrifício.

No Antigo Testamento, o culto divino incluía sacrifício de vítimas animais. O sacrificador – um sacerdote da tribo de Levi – cortava a jugular de um cordeiro ou novilho suspenso e recolhia seu sangue em uma bacia. Parte do sangue era aspergido sobre a assembleia como rito de purificação dos pecados, o restante era derramado nos chifres localizados nos quatro cantos do altar. A carne mais gorda era queimada sobre o altar como sacrifício (cf. Lv 16).

Na Palestina, havia importante criação de gado ovino. Animal manso e indefeso, a ovelha foi adotada como imagem do homem piedoso e obediente à Lei. Em uma passagem do AT que os Padres da Igreja logo aplicaram à pessoa de Jesus, Isaías fala sobre um “Servo” que “foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como um cordeiro conduzido ao matadouro”. (Is 53,7) A identificação é ainda mais forte quando se leva em conta que, no idioma aramaico, a mesma palavra “talya” designa igualmente um servo e um cordeiro.

Isaac seria sacrificado em holocausto, mas Deus providenciou um cordeiro como vítima vicária, isto é, substitutiva (cf. Gn 22,7.13). Na noite da libertação (cf. Ex 12), o sangue de um cordeiro fora esfregado nos marcos e travessas das portas dos hebreus: era o sinal para que o Anjo exterminador “passasse por cima” e não ferisse seus moradores. Em hebraico, a palavra “pessach” (de onde deriva nossa “páscoa”) significa “saltar, passar por cima”. Paulo vai chamar Jesus, imolado por nós, de “nossa páscoa” (cf. 1Cor 5,6).

Em sua 1ª Carta, São Pedro recorda que nosso resgate não se fez com ouro nem prata, “mas pelo sangue precioso de Cristo, como de um cordeiro sem defeitos e sem mácula”. (1Pd 1,18-19) No Livro do Apocalipse, Cristo é chamado de “cordeiro” cerca de 30 vezes. No capítulo 5, João escreve: “Entre o trono com os quatro seres vivos e os Anciãos, vi um Cordeiro de pé, como que imolado”. Ele recebe o livro selado e é adorado ao som de um hino: “Digno és tu de receber o livro e de abrir os selos, pois foste imolado e, por teu sangue, resgataste para Deus homens de toda tribo, língua e nação”. (Ap 5,6.9) Jesus foi sacrificado em nosso lugar.

Alguns textos bíblicos: Gn 22; 1Sm 7,9; Hb 9,13-14; Ap 7,9-10; Ap 14,1-5.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS