Destaques Sociedade
15/01/2022 Pedro Casaldáliga Edição 3944 5. Uma nova Espiritulidade As 7 atitudes fundamentais para viver a Ecologia Integral
F/ Pixabay
"A ecoespiritualidade não e um saber intelectual, um conjunto de ideias, mas um saber-sabor cordial, processado com a inteligência ecossensível, com o coração. É uma experiência de admiração extasiada da beleza assombrosa do cosmo percebida como verdadeira epifania do mistério."

A Ecologia Integral é uma forma de observar (paradigma) que incorpora o marco da natureza: considerados parte da natureza, do mundo, da realidade cósmica. Também aquilo que e espiritual e religioso Sim. Tudo.

Tradicionalmente nem sempre foi assim. Considerava-se que o espiritual era totalmente diferente do mundo material. O espiritual era o não material, o não corpóreo, o não terrestre. Acreditávamos que o espiritual pertencia a outro mundo, o mundo celestial, chamado de sobrenatural. O dualismo era considerado dado, separação radical entre os dois ambitos.

Mas seria a espiritualidade assim, ou isso foi uma forma de compreende-la que hoje poderia ser substituída por algo melhor, mais a altura do que sabemos e vemos, que nossos ancestrais não sabiam nem viam: hoje, no tempo da ciência e da ecologia integral, e possível redescobrir a espiritualidade.

Eco-Espiritualidade: experiência espiritual transformadora

A ecoespiritualidade não é um saber intelectual, um conjunto de ideias, mas um saber-sabor cordial, processado com a inteligência ecossensível, com o coração. É uma experiência de admiração extasiada da beleza assombrosa do cosmo percebida como verdadeira epifania do mistério. Experiência contemplativa, transformadora, unitária, regozijante e, ao mesmo tempo, de êxtase, que nos extrai de nos mesmos e nos transporta a um mundo inefável.

A ecoespiritualidade representa, sem dúvida, o retorno a casa, ao nosso oikos, nosso lar, nossa placenta espiritual.

A ecoespiritualidade não e um saber intelectual, um conjunto de ideias, mas um saber-sabor cordial, processado com a inteligência ecossensivel, com o coração. E uma experiência de admiração extasiada da beleza assombrosa do cosmo percebida como verdadeira epifania do mistério. Experiência contemplativa, transformadora, unitária, regozijante e, ao mesmo tempo, de êxtase, que nos extrai de nos mesmos e nos transporta a um mundo inefável. Ela produz um sentido de comunhão no dual (não estamos separados do Mistério, que nos arrebata e extasia), e com ele um sentido de pertencimento a Natureza, a Terra, a Vida, ao Universo, ao Todo Misterioso.

Não é preciso nos afastarmos do mundo (ao contrário!) e nem nos submetermos a um processo de iniciação complicado: tudo isso está ao alcance de qualquer um que o realize.

Eco-Espiritualidade e práxis

Ver e sentir de outra forma leva, inevitavelmente, a agir de forma diferente. Olhos que vêem, coração que sente e mãos que atuam. Nos sentir pertencentes à Terra nos leva a defendê-la como se fosse o próprio corpo, como a nossa Casa Comum.

Recuperar uma espiritualidade ecocentrada, livre da alienação milenar que fez-nos sentir mais como filhos do céu do que da Terra é a única esperança para salvar a Vida e o Planeta, porque deixaremos de destruir a Terra apenas quando sentirmos seu caráter sagrado, e nos sintamos integralmente parte de seu Corpo divino.

Fonte: Fundação Pedro Casaldáliga

Leia também:
4. Uma nova visão de nós mesmos
3. Uma nova visão do mundo

2. Adotar uma nova Cosmologia

1. Superar o ambientalismo

Nasce a
 fundação Sacalabriniana
As mulheres na Igreja e o diaconato feminino
Reconstruir a vida e a sociedade com saúde para todos

Para a Paz em 2022

Sinodalidade e Missão da Igreja

Espírito Renovado

22 missinários mortos em 2021

Solidariedade aos atingidos pelas enchentes

Senso Moral na pós-verdade

Jesus x Papai Noel: uma reflexão necessária

Desmond Tuto: um grade guerreiro da justiça

Sexualidade e amor conjugalIncômoda mensagem de natal
Bendito o fruto do teu ventre...

Ecos e perspectivas da Assembleia Eclesial

Os gritos dos excluídos, porque incomodam...

A dor do suicídio

Enfrentamento ao tráfico humano

Assembleia Eclesial, grande avanço

Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS