Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
05/09/2019 Antônio Carlos Santini Edição 5/09/2019 – E não pegamos nada... (Lc 5,1-11)

PALAVRA DE VIDA

5/09/2019 – E não pegamos nada... (Lc 5,1-11)

                Uma cena à beira do Lago de Genesaré, naquela terra tão árida onde um lago é chamado de mar: o Mar da Galileia. Era de manhã, os pescadores lavavam as redes. Haviam passado a noite escura sem nada pescar. Eles têm a barca vazia, as redes vazias, as mãos vazias... Fracasso total!

                Ora, não é assim que Deus vê os nossos fracassos. Ele acha no fracasso a oportunidade da grande virada em nossa vida. Se a pesca noturna tivesse sido abundante, Simão Pedro e seus companheiros estariam muito ocupados naquela manhã. Deviam separar os peixes por espécie, encher os cestos, levá-los ao mercado, buscar pelos fregueses. Como nada pescaram, estavam livres. Disponíveis. Abertos ao convite. E veio o convite. Ou melhor: um imperativo: “Avança mais para o fundo... Lançai vossas redes!”

                Claro, antes da ordem que o carpinteiro dirige aos pescadores, Jesus subira na barca e ensinara o povo ali reunido. Podemos imaginar a sonoridade de suas palavras com o grito das gaivotas ao fundo? Podemos notar os olhos e ouvidos atentos às lições do Mestre? Podemos perceber como os pescadores se sentem fisgados pelas palavras de Jesus?

                Pois foi assim, previamente apanhados nas redes da Boa Nova, que os futuros apóstolos apostaram na ordem de Jesus. E lançaram as redes. E a inédita quantidade de peixes assombrou os donos das duas barcas que ameaçavam afundar com o peso.

                Não admira que Simão Pedro se ajoelhe: “Afasta-te de mim, Senhor, que eu sou um homem pecador!” Ele sabe agora que está na presença de um poder que os humanos desconhecem. É a reação do humano diante do sagrado. Depois deste momento de assombro, nada mais deve espantar o velho pescador... Afinal, ele está diante daquele “que fez os mares” (Sl 94,5).

                Os discípulos deverão enfrentar outros mares. Há outras pescarias à espera deles. Nem sempre a rede subirá com peixes, mas eles descobriram em Jesus um oceano sem fundo, sem margens, sem fim. E nele decidem se afogar...

                Os tempos passaram, mas Jesus permanece o mesmo. Ainda é ele quem se aproxima de nossas praias - de nosso escritório, de nossa sala de aula, de nossa oficina – para dizer: “Vai mais fundo!” Ele não quer que nos contentemos com águas rasas, onde a colheita é pobre. Ele sabe que podemos conseguir muito mais.

                Seríamos capazes de repetir com Pedro? – “Senhor, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada; mas por causa de tua Palavra lançarei a rede!”

Orai sem cessar: “Entrega ao Senhor o teu futuro, confia nele!” (Sl 37,5)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS