Roteiros Pastorais Homilética
08/01/2020 Dom Emanuel Messias de Oliveira Edição 3919 3º Domingo do Tempo Comum - 26/01/2020 “Eu farei de vós pescadores de homens.” (Mt 4,19b)
F/ Wikipedia.it
"O povo que vivia na região escura da morte viu uma grande luz, e essa luz é Jesus."

 

Leituras: Is 8,23b-9,3; Sl 26[27]; 1Cor 1,10-13.17; Mt 4,12-23

 

  1. A Luz se levanta. Neste oráculo messiânico, contemplamos o contraste trevas X luz, ação do opressor X ação de Deus, morte X vida para o povo. Em tempos de confronto e guerras, as tribos do Norte eram pisoteadas pelas botas dos soldados, pelas patas dos cavalos e pelos carros de guerra. O povo vivia nas trevas, numa situação de morte.

A ação de Deus aparece nos vv. 3-4. As primeiras lembranças são os dias de Madiã, quando Deus dá força a um punhado de gente, capacitando-a para afugentar o poder opressor (cf. Is 7,15-25). Deus quebra a canga de suas cargas, a vara do opressor e o bastão do capataz. Deus faz as chamas devorarem as botas dos soldados e as capas empapadas de sangue.

Todas estas imagens querem dizer que Deus libertará o povo do norte e do poder dos seus opressores. Como resultado da ação de Deus, no lugar de trevas o povo vê brilhar uma grande luz. É a esperança que renasce. O povo se multiplica. Prazer e alegria de viver voltam a reinar no meio do povo. A alegria do povo é comparada ao prazer da colheita, após o esforço da semeadura. Há satisfação ao repartir os despojos da guerra, após a dureza da batalha.

 

  1. Unidos no espírito. Paulo faz um pedido solene em favor da unidade. É em nome do Senhor Jesus Cristo que ele pede. Na comunidade de Cristo não pode haver divisões. Ela deve buscar a unidade através da união no mesmo espírito e no mesmo modo de pensar. A unidade deve brotar do próprio Cristo que não está dividido. Nós somos membros do Seu Corpo.

A situação da comunidade era de uma lamentável e escandalosa divisão em partidos ou grupos. Uns diziam ser de Paulo (os mais abertos!); outros, de Cefas-Pedro (os mais fechados!); outros, de Apolo (os mais intelectuais!) e outros, de Cristo (os mais carismáticos e místicos). Curioso! Estariam os Apóstolos no mesmo pé de igualdade com Cristo?

Ao invés de Paulo criticar os outros líderes, ele critica o grupo que se diz ligado a ele. "Paulo foi crucificado em favor de vocês? Vocês foram batizados em nome de Paulo?" Quando Paulo diz que batizou apenas poucas pessoas, ele mostra que o papel de pregador é mais exigente do que o de simplesmente batizar. A unidade deve ser feita em torno de Cristo. Cristo é inconfundível. Foi Ele que morreu por todos. É em nome dele que todos nós somos batizados. É em torno dele que nos devemos unir. Nosso orgulho, vaidade e divisões podem inutilizar a cruz de Cristo.

 

  1. Jesus é a Luz. Mateus apresenta Jesus realizando o que lemos na primeira leitura. Logo após a morte de João Batista, que fecha o Primeiro Testamento, Jesus abre as portas do Segundo, deixa Nazaré e vai morar em Cafarnaum, às margens do Mar da Galileia, nos confins de Zabulon e Neftali. Jesus cumpre assim a profecia de Isaías. O povo que vivia na região escura da morte viu uma grande luz, e essa luz é Jesus.

Qual era o conteúdo da Sua pregação? "Convertam-se, porque o Reino de Deus está próximo!" Esta é a síntese da mensagem de Jesus: a conversão, pois o Reino de Deus está chegando na pessoa dele. É através do arrependimento e da adesão ao projeto de Jesus que chega o Reino.

Jesus convoca os primeiros seguidores do Reino. É no quotidiano da vida de cada um de nós que Jesus nos encontra, nos olha e nos chama a participar do Reino. Os quatros primeiros são dois grupos de irmãos: Simão e André, Tiago e João. Jesus os chama para o seguimento e para fazer deles uma comunidade de irmãos.

Aqui vemos uma ruptura com o quotidiano, uma confiança total em Jesus e o risco do imprevisível. Eles deixaram tudo por causa de Jesus, por causa do Reino. Jesus começa então a pregar, dentro e fora das sinagogas, a Boa Notícia do Reino e a curar todo o tipo de doenças e enfermidades do povo. A vida começa a reaparecer com a atividade de Jesus.

 

Leituras da semana

dia 27: 2Sm 5,1-7.10; Sl 88[89],20-22.25-26; Mc 3,22-30

dia 28: 2Sm 6,12b-15.17-19; Sl 23[24],7-10; Mc 3,31-35

dia 29: 2Sm 7,4-17; Sl 88[89],4-5.27-30; Mc 4,1-20

dia 30: 2Sm 7,18-19.24-29; Sl 131[132],1-5.11-14; Mc 4,21-25

dia 31: 2Sm 11,1-4a.10a.13-17; Sl 50[51],3-7.10-11; Mc 4,26-34

dia 1º: 2Sm 12,1-7a.10-17; Sl 50[51],12-17; Mc 4,35-41

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS