Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
23/03/2020 Antonio Carlos Santini Edição 23/03/2020 – Se não virdes milagres...(Jo 4,43-54)

PALAVRA DE VIDA

23/03/2020 – Se não virdes milagres...(Jo 4,43-54)

                Como incomodam esses milagres! Os milagres de antigamente e os milagres de nossos dias. E corremos dois perigos em relação a eles...

                O primeiro risco está em nos aproximarmos de Deus apenas na busca de milagres, o que faria de nós uma gente interesseira, disposta a “usar” a Deus em próprio benefício, sem nenhum compromisso com a verdadeira adoração e o serviço ao próximo. Uma religião feita apenas de novenas, promessas e romarias pode ser sintoma dessa “religião”. Afinal, quantos pediram e receberam a cura e... se afastaram de Deus e da Igreja, pois já tinham tudo o que desejavam! Neste caso, Deus se torna uma espécie de banco de onde sacamos valores, ou um supermercado com mercadorias à nossa disposição, que visitamos em caso de extrema necessidade.

                O segundo risco está na atitude racionalista que nega ao próprio Deus o direito de fazer milagres. Tendo o Criador estabelecido as leis físicas, químicas e biológicas do Cosmo, Ele mesmo acaba prisioneiro de suas leis e proibido de alterá-las quando lhe aprouver. Esses acadêmicos racionalistas realizam tremendo esforço para “explicar” os milagres da Bíblia conforme seus parâmetros intelectuais: o paralítico que andou era apenas um doente psicossomático; o endemoninhado não passava de um caso de epilepsia; Lázaro não estava morto, mas ficara em catalepsia; e Jesus não transformou água em vinho coisa nenhuma, pois foram os discípulos que levaram o vinho escondido. E esses escritores de ficção ainda se chamam de “doutores”!

                Ora, nesta cena do Evangelho, a observação de Jesus por certo se dirige àqueles que só se aproximam de Deus interessados em seus milagres. E se os milagres faltarem, a fé acaba rolando pela sarjeta. “Não vou rezar mais, pois Deus não me ouve!” “Já cansei de pedir, Deus está surdo!”

                Enquanto isso, Jesus, o Filho de Deus, abre mão de seus poderes, aceita a cruz e a morte, e ainda acha tempo de perdoar seus agressores. Isto é, coloca a sua missão e a obediência ao Pai acima de qualquer interesse pessoal. Sua “religião” se resume a fazer a vontade do Pai.

                E nós? Qual é a essência de nossa religião? Queremos um Deus-na-coleira, pronto a atender aos nossos caprichos? Ou estamos dispostos a consagrar nossa vida ao serviço de Deus, para edificar o Reino e ajudar o próximo?

 

Orai sem cessar: “Senhor, és o Deus que fez o milagre!” (Sl 77,15)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS