Variedades ADCE
27/03/2019 Wesley Figueiredo* Edição 3908 2018: um ano de intensas atividades da ADCE-MG
F/ ADCE-MG

O ano de 2018 foi intenso e de grandes expectativas para todos os brasileiros. Atenta a esse cenário, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE - Minas Gerais) elaborou uma carta aberta com sugestões para encorajar os presidenciáveis a serem protagonistas de uma nova era, com a execução de ações concretas nas políticas sociais e econômicas, que tornem o ambiente político mais ético, justo e humano.

 

Conceitos de boas práticas empresariais e sociais

Em novembro, importantes nomes do empresariado latino-americano de diversos setores marcaram presença no 26º Congresso Mundial da União Internacional Cristã dos Dirigentes de Empresas (UNIAPAC), em Lisboa, que trataram de temas de vanguarda sobre a relação das empresas e dos negócios com a sociedade, as pessoas e o planeta.

Em agosto, a ADCE participou do 12º Encontro de Diálogo de Bispos e Empresários. O Encontro teve como tema “A igreja em saída, a vocação e o papel do líder empresarial. Perspectivas à luz do Ano Nacional do Laicato”. Ao longo do ano, ocorreram também sete celebrações eucarísticas “Café com Fé”.

A ADCE, acreditando na grande importância dos jovens no processo de transformação social do país, intensificou, neste ano, a promoção do movimento jovem dentro da associação, denominado ADCE Jovem. Foram vários eventos com o objetivo de desenvolver atividades voltadas aos jovens profissionais, empreendedores, líderes, encorajando-os a serem dirigentes de empresa que se empenham em praticar a ética e difundir os valores cristãos.

 

“Almoços-palestra”

Os “Almoços-palestra”, sempre realizados em parceria com o Sistema Fiemg por meio do Sesi-DR/MG, buscam discutir temas importantes e factuais, relacionados ao mundo empresarial. Em fevereiro, o convidado foi o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, João Carlos Gontijo de Amorim, que abordou importantes conquistas, tanto para o empresariado quanto para os trabalhadores, com a reforma trabalhista.

Em março, o tema foi o combate à corrupção, tendo como convidado palestrante o diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão. O Aeroporto Internacional de BH foi o tema central do Almoço-palestra de abril, com a participação do então diretor-presidente da concessionária BH Airport, Adriano Pinho.

O setor sucroenergético em Minas Gerais e no Brasil foi o tema de maio. A palestra foi do presidente dos Sindicatos das Indústrias do Açúcar e do Álcool no Estado de Minas Gerais, Mário Ferreira Campos Filho. No evento, a ADCE prestou homenagem ao presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr. Em junho, o tema "Responsabilidade das empresas por atos de corrupção e a importância de um programa de integridade" teve a presença da advogada e professora da UFMG Cristiana Fortini, sócia do Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados. 

Em agosto, o presidente recém-eleito da Fiemg, Flávio Roscoe, convocou empresários no Almoço-palestra da ADCE para atuar de forma firme para a retomada do crescimento e desenvolvimento sustentável e justo do país. Adriana Machado, da Tom Comunicação, foi a convidada de setembro. Ela falou sobre "A evolução da comunicação e o seu impacto nas empresas”.

O último Almoço-palestra do ano, realizado em outubro, foi com o presidente da Usiminas, Sergio Leite, que destacou a superação da Usiminas durante o período mais complexo das suas mais de seis décadas, conquistando resultados sólidos. Em dezembro, a entidade promoveu o tradicional jantar de Natal e confraternização com associados e amigos. Neste ano, agraciou a presidente do Conselho de Administração da Montreal Informática e da Rede Cidadã, Angela Alvarenga, com o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial de 2018.

 

*Assessoria de Imprensa:  (31) 3211-7500

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS