Roteiros Pastorais Homilética
Compartilhe esta notícia:
24/07/2021 Marcelo Barros Edição 3938 17º Domingo do Tempo Comum - 25/07/2021
F/ PT blible
"Em todo o evangelho de João, é a única vez na qual se diz que Jesus fez eucaristia (usa o verbo em grego: dar graças)."

De três em três anos, (ano B), do 17º ao 21º domingo comum do ano, o lecionário interrompe a leitura contínua do evangelho de Marcos e nos faz ouvir o capítulo 6 do evangelho de João. Neste XVII domingo, o texto escolhido é João 6, 1- 15 e conta a cena que comumente na tradição cristã é conhecida como “multiplicação dos pães”.

A comunidade que no final do primeiro século escreve o quarto evangelho como testemunho sobre Jesus organiza a sua narração a partir de várias festas que se celebravam no templo de Jerusalém. O texto lido hoje começa dizendo “Estava próxima a Páscoa, festa dos judaizantes”. No evangelho de João, é a segunda referência à festa da Páscoa no templo. Em Jo 2, 13 ss, pela primeira vez como adulto, Jesus vai a Jerusalém e cria um verdadeiro reboliço no ambiente sagrado. Expulsa vendedores de animais para os sacrifícios e profetiza que o templo será destruído.

Dessa vez, no lugar de agir como todo judeu piedoso e ir a Jerusalém para a festa, Jesus atravessa o mar e vai com a multidão para o outro lado do lago que o quarto evangelho chama de Tiberíades, ou seja, do império romano (Tibério era o imperador).

Para Jesus, quando se reduz a um rito no templo, a antiga festa que até hoje o Judaísmo chama “a festa da nossa liberdade”, se torna Páscoa dos judaizantes, isso é, dos chefes do Judaísmo do templo. É a Páscoa da religião que legitima o sistema social e político. Não é mais a Páscoa do Senhor.

Jesus só tem uma saída: refazer, ao menos, simbolicamente,o gesto de Deus alimentar o povo no deserto. Ele faz isso como sinal para indicar que a Páscoa de Deus ocorre sempre nos desertos da vida e com o povo, em caminho à terra prometida. O pano de fundo dessa cena da partilha dos pães no deserto é o episódio do maná do deserto.

Como os hebreus, Jesus também atravessa o mar com o povo e também vai ao deserto. No meio do deserto,sobeo monte ao encontro de Deus. Para o evangelho, não importa se, historicamente, o lago de Genesaré está a mais 200 metros abaixo do nível do mar e do lado leste não há nenhuma monte próximo. O importante é mostrar Jesus na montanha como Moisés no Sinai. Só que diferentemente de Moisés, Jesus não desce da montanha propondo uma lei, nem espera o povo reclamar da fome para pedir a Deus o maná do deserto. Jesus coloca o alimento em primeiro lugar e provoca os discípulos para providenciarem comida para o povo.

A comunidade de João era toda ministerial. Nos seus 20 capítulos originais, o evangelho, nunca chama ninguém de apóstolo. Quando fala dos discípulos quase sempre o faz no coletivo. Essa narração é das pouquíssimas nas quais se refere a dois nomes concretos: Filipe e André. São discípulos de nome e cultura estrangeira, isso é mais abertos ao povo do outro lado do lago. E o discipulado deles consiste em providenciar comida para o povo. Um deles pensa em comprar, mas Jesus mostra que a solução não é comprar e sim repartir. E aí o milagre é ter aparecido o rapazinho que tinha consigo dois pães de cevada, o pão acessível aos mais pobres (não era de trigo) e dois peixes, provavelmente secos (estavam no deserto).

Quando hoje penso nas juventudes e adolescentes que estão se organizando por vacina no braço e comida na mesa, penso nesse menino ou rapazinho que o evangelho disse que pôs à disposição de Jesus os cinco pães e dois peixes. (Uma tradição francesa retomada no Maranhão diz que esse adolescente era São Marçal, do qual historicamente, ninguém sabe nada).

Em todo o evangelho de João, é a única vez na qual se diz que Jesus fez eucaristia (usa o verbo em grego: dar graças). Quando conta a última ceia, o quarto evangelho não utiliza esse termo e substitui o relato da instituição da ceia pelo lava-pés. Talvez o evangelho queira se distanciar de um ritualismo litúrgico que mesmo na Igreja do final do primeiro século ainda reproduz o mesmo espírito dos cultos do templo judaico ou da religião imperial romana. O certo é que, de acordo com esse texto: “Jesus tomou os pães, pronunciou a eucaristia (deu graças), distribuiuos pães aos que estavam sentados,tanto quanto eles e elas queriam” (Jo 6, 11).

Quantas vezes,me perguntei se as eucaristias que, em comunidade, celebramos têm esse teor e essa preocupação da partilha! O evangelho de João só reconhece como Páscoa aquela que ajudar o povo faminto a se fortalecer na sua caminhada libertadora. Para nós, algo como a Campanha da Fraternidade Ecumênica não é acidental. Não pode ser uma cereja posta no bolo da Quaresma e da Páscoa. A CFE não é algo que pode ou não pode acontecer. São ações de solidariedade como a CFEque dão a nossas celebrações sua veracidade evangélica e pascal.Que pena que, no decorrer dos tempos, a celebração da ceia de Jesus perdeu o seu caráter de refeição e se tornou culto sacrificial.

É preciso novamente hoje fazer como Jesus: no lugar de ir à Páscoa do templo, fazer Páscoa no deserto, com a multidão de pessoas excluídas ou ignoradas (na prática, deserdadas) pela sociedade dominante, mas também por muitos pastores e grupos de Igreja, esses que agora preparam para, logo que for possível, depois do intervalo desse papa diferente, retomarem a volta à grande disciplina e à idolatria da “Páscoa dos Judaizantes de hoje”.

Na América Latina e Caribe, essa Páscoa no deserto é lembrada pela geração de jovens que em Cuba nos anos 1950 deram a vida para que o povo seja livre e fizeram de Cuba o primeiro território livre das Américas, como diz o cartaz no aeroporto para todos e todas que ali chegam.

Toda a América Latina espera que nossas Igrejas escolham se vão continuar com a Páscoa dos Judaizantes vendidos ao império ou se ousamos celebrar juntos a Páscoa da partilha no deserto do mundo atual. 

Leia também:
A responsabilidade das religiões
Papa restringe a celebração da missa na forma anterior ao Vat. II

1ª Assembleia Eclesial e a conciência de discipulos

O futuro começa agora

#Voces: um pacto educativo global

8º Intereclesial das CEBs no Paraná

A vida de Lázaro também importa
Lei da ficha limpa - Nota de Repúdio
Igreja apostólica e sinodalidade
O processo de Escuta deve ser mútuo e transformador

"O diaconato de mulheres só precisa ser reconhecido..."

Para que serve um velho?

Precisamos de leigos como sujeitos eclesiais
Sinodalidade e espiritualidade

Catequese Papa Francisco: Introdução aos Gálatas

Sínodo vai exigir repensar as estruturas da Igreja
A irresponsabilidade das autoridades

Sínodo 2023: Equipe de animação do Brasil

500 mil vidas presentes em nossas vida
s
Uma vida doada aos esquecidos do mundo

Nota de solidariedade a Dom Vicente Ferreira


Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador em primeira mão.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS