Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
14/11/2019 Antônio Carlos Santini Edição 14/11/2019 – O Reino está dentro de vós... (Lc 17,20-25)

PALAVRA DE VIDA

14/11/2019 – O Reino está dentro de vós... (Lc 17,20-25)

            No mundo capitalista, a ação humana tem sido superestimada. As pessoas costumam ser valorizadas por aquilo que fazem. Mesmo a missão pastoral da Igreja, cujo fim último devia ser encaminhar os homens para Deus, muitas vezes tem sido confundida com “atividades”. Nesta linha de pensamento, oração e contemplação, meditação e escuta de Deus seriam sintomas de “intimismo”, ou seja, uma forma ligeira de “perder tempo”, quando há tanta coisa a fazer lá fora...

            Ora, a história recente mostra que a simples ação humana, sem o sopro interior do Espírito, não só é incapaz de aperfeiçoar a sociedade, mas acaba por levar os agentes de pastoral ao stress, ao desânimo e à busca de compensações nada evangélicas... Transpiração sem inspiração, isto sim, é perda de tempo!

            Ao afirmar aos fariseus que o Reino de Deus está dentro da pessoa humana, Jesus ensina que uma voz interior está sempre a dialogar conosco. Há uma “presença” divina no coração humano. A voz da consciência alerta para a responsabilidade moral, as inspirações apontam o caminho, aquela fonte silenciosa brota em momentos especiais: eis alguns sinais dessa presença.

            Lendo a vida dos santos, nós os vemos sintonizados na emissora do Espírito Santo. Trata-se de uma sintonia fina lhes permitia perceber sua vocação e missão, fortalecendo-os diante dos obstáculos que o maligno ergue habitualmente contra a obra de Deus. Uma sintonia obtida exatamente por meio daqueles procedimentos que a crítica moderninha chama de perda de tempo: escuta e oração, meditação da Palavra de Deus, intimidade com Jesus nos sacramentos.

            Depois disto, alimentados e iluminados, aí, sim, saíam na direção do pobre e do descrente, do faminto e do desesperado, levando o amor que haviam haurido no deserto com Deus. Apesar de suas fragilidades humanas, temores e inseguranças, limitações intelectuais e psíquicas, esses homens e mulheres eram “portadores de Deus”: levavam o Reino em seu interior. E era essa a mensagem que transformava a vida das pessoas que atravessavam o seu caminho.

            Fazer a leitura dos corações (como Pe. Pio de Pietrelcina), curar os doentes (como Pe. Emiliano Tardiff), atrair os jovens (como Pe. Jonas Abib), encontrar Jesus nos mendigos (como Madre Teresa) – nada disto estará ao nosso alcance sem a vida interior, alimentada de silêncio e oração.

            Estou atento a Deus que fala em meu interior?

 

Orai sem cessar: “Que o Pai abra o vosso coração à sua luz!” (Ef 1,18)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS