Roteiros Pastorais Palavra de Vida
Compartilhe esta notícia:
14/06/2022 Antônio Carlos Santini Edição 14/06/2022 – Amai vossos inimigos! (Mt 5,43-48)

PALAVRA DE VIDA

14/06/2022 – Amai vossos inimigos! (Mt 5,43-48)

            Como brota a inimizade na terra de nosso coração? Uma palavra ofensiva... O som ligado alto demais na casa ao lado... A briga do filho com o filho do vizinho... A pedra na vidraça... O arranhão no carro zero... O cãozinho envenenado... O sucesso escolar do colega... A alegria do outro com a derrota de meu time... A religião diferente... A invasão de meu país... Seja qual for o motivo – não importa o tamanho! -, decido cortar relações, maquinar a vingança, dar o troco.

            Aí vem Jesus e ensina àqueles que pretendem segui-lo: “Amai vossos inimigos! Fazei o bem aos que vos odeiam! Orai pelos que vos maltratam e perseguem!” Deve ser por isso que os cristãos vão escasseando...

            Silvano do Monte Athos [1866-1938] comenta: “Aquele que ama seus inimigos conhecerá sem demora o Senhor através do Espírito Santo. Ao contrário, quem não os ama, eu nem quero escrever a respeito deles. Mas eu o lamento, pois ele atormenta a si mesmo; faz sofrer aos outros e não conhecerá o Senhor”.

            Sem dúvida, é o tipo de lição que revolve as vísceras de um pagão. No mínimo, alega que isto vai além da natureza humana. E tem razão: não é natural; é sobrenatural...

            Silvano prossegue: “Eu vos suplico: façam uma experiência! Se alguém vos ofende ou vos despreza, ou vos toma o que vos pertence, ou persegue a Igreja, rezai ao Senhor dizendo: ‘Senhor, nós somos todos tuas criaturas; tem piedade de teus servidores e volta-os ao arrependimento!’ Então, levarás imperceptivelmente a graça em tua alma. No começo, força teu coração a amar teus inimigos; então, o Senhor, vendo tua boa intenção, ajudar-te-á em tudo, e a própria experiência te ensinará”.

            Não nos faltam exemplos! João Paulo II visitou no presídio o turco Ali Agca, que o ferira a bala, e deu-lhe seu perdão. Maria Goretti, apunhalada várias vezes por Alessandro Serenelli, que queria violentá-la, perdoou-o antes de morrer. Na canonização da jovem santa, estava presente Serenelli, que cumprira longa pena na prisão. E disse: “Foi o perdão de Maria que me salvou!”

            E do alto do Calvário, Jesus mostrava o caminho: “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem!”

 

Orai sem cessar: “Jesus, manso e humilde de coração,

fazei o meu coração semelhante ao teu!”

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS