Roteiros Pastorais Leitura Orante
17/05/2019 Mariano Edição 3912 “Tome conta das minhas ovelhas.” (Jo 21,16c) Leitura Orante
F/ recantodoespiritosanto.com.br
"Tu me amas?"

Invocação à Trindade e Oração do Divino Espírito Santo.

A - SITUANDO O TEXTO:

L.1.: Depois da morte de Jesus, mesmo sabendo de sua ressurreição, a vida dos discípulos começa a voltar à rotina do dia-a-dia. Jesus se manifesta aos discípulos, não apenas para confortá-los, mas para mostrar que a missão deve fazer parte da sua rotina diária. A vida é a mesma, mas agora deve ser vivida de outra forma. No partir o pão (sinal da Eucaristia), Jesus mostra a importância da unidade entre seus seguidores. Depois, aponta que o amor a Ele deve se converter no cuidado com as pessoas. Vamos com calma e atenção, ouvir o que o Senhor vem nos falar.

B - O QUE O TEXTO DIZ EM SI.

Chave de Leitura:

  1. Porque a pescaria foi tão boa?
  2. O que Jesus fez depois da pescaria dos discípulos?
  3. O que Jesus pede, insistentemente, a Pedro?
  4. O que este texto tem a dizer para nós hoje?

C - O QUE O TEXTO DIZ PARA NÓS.

L.2.: Vivemos este precioso tempo da Páscoa. Jesus está vivo entre nós. No texto bíblico acima, Jesus busca fortalecer a comunhão entre os discípulos. Ele os convida para uma refeição que, podemos dizer, termina em uma verdadeira Eucaristia. É na comunidade que alimentamos a nossa vida cristã, o nosso seguimento a Jesus Cristo. Aquele ambiente da pescaria nos aponta para a missão. Jesus nos fez pescadores(as) de gente. Por isso, no diálogo com Pedro, líder da comunidade, fica claro a responsabilidade de cuidar das ovelhas. Quem ama a Jesus cuida da comunidade. Quem ama a Jesus, se torna mais missionário. Nossa vida só é cristã se for missionária. Isso nos vem desde o batismo.

Cantando: Pelo batismo recebi uma missão, vou trabalhar para o Reino do Senhor. Vou anunciar o evangelho para os povos, vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor.

L.3.: Anunciar Jesus Cristo e o Seu Reino, é a nossa missão. Desde o batismo somos feitos missionários. Somos chamados à ser discípulos do Senhor e também chamados para a missão. Vemos que no texto bíblico que Jesus procurou reforçar a comunhão entre os seus discípulos. Esse mesmo Jesus está conosco hoje. Ele também nos alimenta pelo Pão da Palavra e pelo Pão da Eucaristia. Ele se faz presente quando nos reunimos em seu nome (Mt 18,20). Recebemos de Jesus o mesmo apelo insistente feito a Pedro: “Tu me amas?,Cuida das minhas ovelhas”. Essa insistência é sinal do nosso compromisso com a evangelização. Proclamar a Palavra é uma urgência missionária para todos nós.

Cantando: É missão de todos nós, Deus chama eu quero ouvir a sua voz (bis).

L.4.: A insistência de Jesus ao perguntar a Pedro: “Tu me amas?”. Deixa Pedro meio triste (Jo 21,17). Mas, o que Jesus deseja é uma resposta decidida, acompanhada do cuidado com o povo, com as “ovelhas”. Temos alguns católicos só “de nome”. Aquelas pessoas batizadas, mas que se distanciaram da vivência cristã em comunidade; que não assumem ou desconhecem a sua missão de evangelizadores; que participam das celebrações, mas não assumem nenhuma ação concreta a favor da vida, nem se engajam em nenhuma pastoral... Nossa missão é ajudar a viver a fé cristã. É cuidar dessas ovelhas, do povo de nossas comunidades. É testemunhar o Evangelho no dia a dia.

D - O QUE O TEXTO NOS FAZ DIZER A DEUS. (Preces e Orações)

  1. a) Senhor, ajudai-nos a redescobrir os grupos de reflexão e círculos bíblicos como um tesouro na vida da Igreja, rezemos:

Todos: Senhor, que nosso amor a Vós se converta em missão.

  1. b) Senhor, que a certeza da ressurreição nos anime a proclamar sempre a Vossa Palavra, rezemos:
  2. c) Senhor, que nossa vida em comunidade, desperte o nosso zelo para cuidado das vossas ovelhas, rezemos:

(Outras preces espontâneas e Pai-Nosso)

E - O QUE O TEXTO SUGERE PARA O MUNDO, HOJE

O que podemos fazer para que sejamos mais missionários?

F – Tarefa Concreta:

Procurar saber quais as iniciativas da sua paróquia em relação à ação missionária.

Pai nosso, Ave-Maria e pedido de Bênção a Deus.

 

 

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS