Comissão para a Amazônia e REPAM-Brasil: “Tempo de Sonhar uma Política para o Bem Comum na Amazônia”
Em vista das eleições de 2022, a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), tem lançado um apelo aos eleitores/eleitoras e candidatos/candidatas, que leva por título: “Tempo de Sonhar uma Política para o Bem Comum na Amazônia”.
A nota, assinada pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, e por Dom Evaristo Pascoal Spengler, Bispo do Marajó, faz um chamado à “efetivaçãode políticas públicas eficazes, com o cuidado integral com nossa Casa Comum, a MãeTerra e com o bem comum, objeto da verdadeira política”,ao tempo que convida a participar no processo democrático.
O texto denuncia aqueles que têm muito, o que ameaça os povos da Amazônia, consequência da “insaciedade voraz do capital..., que contaminam e destroem asfontes da vida”, causando“dor, sofrimento e morte dos amazônidas”. Também reflete sobre “a emergência climática na Amazônia e no Planeta”, que pode levar “a um ponto deirreversibilidade do processo predatório nos territórios amazônicos”.
Diante da atual conjuntura, é pedido “uma política que pensa com visão ampla”, segundo a proposta de Fratelli tutti, uma “política melhor”. Frente a isso, os bispos da Amazônia repudiam “àslideranças políticas, em todas as esferas de poder, que defendem ou promulgam projetosde morte na Amazônia”, confiando seu apoio “a todo projeto político que promova e proteja os direitos daspessoas e da natureza”.
O texto relata uma série de propostas concretas pela preservação e cuidado da Amazônia, lançando um apelo ao Brasil e ao mundo: “Amazoniza-te!”. Isso deve levar à “defesa das culturas, da biodiversidade e do clima, como expressão de amorprofundo pela vida, pela paz, pelo cuidado da Criação a ser deixada às próximas gerações”.
A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e a REPAM-Brasil conclamam a votar pela Amazônia, “deixando-se encantar pela Verdadeira Política, elegendo candidatos/as cujosprojetos promovam a dignidade da pessoa humana, combatam a pobreza e asdesigualdades sociais, estaquem as mudanças climáticas e protejam a Amazônia, seuspovos e suas comunidades tradicionais”.
Finalmente, dizem sonhar com o Papa Francisco, seus sonhos relatados em Querida Amazônia e imploram à Nossa STempoenhora de Nazaré, Mãe da Amazônia, “que inspire eleitores eeleitoras, os candidatos e candidatas nas eleições deste ano, para que todos assumam o compromisso de promover a vida em abundância para todas as pessoas, bem como aresponsabilidade de cuidar e guardar o jardim sagrado que é a Amazônia”.
Veja a carta na íntegra: Tempo de sonhar: uma Política para o Bem Comum na Amazônia
Veja também no site da CNBB
Leia também:
Seguir Jesus no caminho de sua missão
Catedra universitária Dom Cláudio Hummes
Camapanha eleitoral 2022
Só irmão, só...?
A escuta é o remédio para os males do nosso tempo
Assembleia da Rede Clamor Brasil, é preciso caminhar juntos
Mortes e vidas virtuais
Você é pró vida ou contra o aborto?
O aspecto sedutor das redes sociais na vida das pessoas
Seminário dos bispos referenciais para o Laicato e as CEBs
"Para trabalhar na Amazônia, temos de nos colocar no lugar daqules que vivem lá"
9º Encontro de CEBs - Uma caminhada sinodal
CNBB 70 anos: Seminário Nacional
Deus está com você: Mês da Bíblia 2022 (1/3)
Clamor pelo cessar do ensurdecedor barulho dos tiros que ceifam vidas
O jovem e sua relação com a música
Acesse este link para entrar nosso grupo do WhatsApp: Revista O Lutador Você receberá as novas postagens da Revista O Lutador.