Destaques Atualidade
Compartilhe esta notícia:
14/05/2020 CNBB Edição 3924 ‘Semana Laudato Si’ Ecologia e Mineração Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB promove uma semana de reflexão
F/ CNBB
"Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB promove a ‘Semana Laudato Si’"

Neste mês de maio a Encíclica “Laudato Sí”, sobre o cuidado da casa comum do Papa Francisco completa cinco anos. No Brasil e no mundo, diversas iniciativas estão sendo preparadas para o momento de celebração do documento que convida a refletir sobre o futuro do planeta.

Entre os dias 16 e 25 de maio, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a ‘Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração’. Será possível acompanhar as ações pela página da CNBB no Facebook/cnbbnacional.

Durante esses dias, a comissão vai realizar debates temáticos diários sobre encíclica com representantes da comissão, professores e pesquisadores, membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão Pastoral da Pesca (CPP).

O bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão pela Ecologia Integral e Mineração (CEEM), dom Sebastião Lima Duarte e os bispos membros da comissão abrem a ‘Semana Laudato Si’ com a oração das comunidades, dia 16 de maio, às 18h.

 No dia 24 de maio, às 8h, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a celebração da Eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Piedade pelos cinco anos da ‘Laudato Si’. Já o encerramento, dia 25, será direto de Brumadinho (MG), onde o bispo auxiliar de BH e membro da comissão, dom Vicente Ferreira vai presidir a Santa Missa, às 18h.

Nestes mesmos dias, os cristãos no mundo inteiro também estarão celebrando a data atendendo ao convite feito pelo Santo Padre em março. Na ocasião, Francisco deixou uma pergunta que motiva a celebração: “Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, para as crianças que estão crescendo?”.

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.

Papa Francisco – Carta encíclica Laudato Si’ (2015), 13

Cabe ressaltar que o Brasil é formado por seis biomas de características distintas:  Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada um desses abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. No documento do papa, o bioma que ganhou atenção especial foi a Amazônia, que é o maior do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas.

De acordo com o ministério, a bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km2 e tem 1.100 afluentes. Seu principal rio, o Amazonas, corta a região para desaguar no Oceano Atlântico, lançando ao mar cerca de 175 milhões de litros d’água a cada segundo.

Programação completa da Semana Laudato Si’, 5 anos: Ecologia Integral e Mineração

16 de maio – 18h - Abertura da Semana LS: oração das comunidades

Dom Sebastião Duarte – Presidente da Comissão pela Ecologia Integral e Mineração (CEEM)

Dom Cleonir Dal Bosco – Bispo de Bagé-RS

Dom Vital Corbellini – Bispo de Marabá-PA

Dom Edson Damian – Bispo de São Gabriel da Cachoeira-AM

21 de maio – 18h - A ciência e a pesquisa dialogam com a LS

Dom Vicente Ferreira – Secretário da CEEM

Pastora Romi Bencke (Secretaria Geral do Conselho de Igrejas Cristãs – CONIC)

Ima Célia Vieira (Ecologa e pesquisadora do Museo Goeldi)

Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da UNICAMP.

22 de Mario – 18h - A defesa da casa comum

Dom André de Witte – Bispo emérito de Ruy Barbosa

Marina Oliveira (Arquidiocese de Belo Horizonte)

Gilberto Vieira (Conselho Indigenista Missionário – CIMI)

Geane (Comissão Pastoral da Terra – CPT)

Francisco Nonato (Comissão Pastoral da Pesca – CPP)

23 de maio – 18h - Cantando e celebrando a LS

Roberto Malvezzi (Gogo) – Assessor da CEEM

Padre Joaquim

Zé Vicente – poeta, lavrador, compositor, cantor

24 de maio – 8h - Celebração da Eucaristia na Serra da Piedade – 5 anos de Laudato Si’

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

25 de maio – 18h

25 é todo dia – Missa em Brumadinho 

Dom Vicente Ferreira (CEEM)

 Fonte: CNBB

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS