Roteiros Pastorais Leitura Orante
31/08/2019 Ir. Denilson Mariano, SDN Edição 3915 “Rins cingidos e as lâmpadas acesas” (Lc 12,35) LEITURA ORANTE
F/Concetta - 4.bp.blogspot.com
"As advertências são necessárias, porque facilmente nos fechamos ao nosso modo habitual de viver, caímos na acomodação e na falta de atenção àquilo que acontece ao nosso redor. Continuamente nos agarramos ao passado e não percebemos a novidade diante de nós. Preferimos o que nos dá a impressão de segurança"

“Rins cingidos e as lâmpadas acesas” (Lc 12,35)

Invocação à Trindade e Oração do Divino Espírito Santo.

 

A - SITUANDO O TEXTO:

L.1.: Constantemente Jesus convida seus discípulos, e em extensão a  todos nós, para permanecermos vigilantes. É preciso estar sempre atentos. O Reino de Deus chegou, tudo ao nosso redor comunica Deus. Este alerta não é para gerar medo ou constrangimento. Trata-se de um apelo para que possamos configurar nossa vida de acordo com os ideais do Reino. Oportunidade de recriar em nós as atitudes de Jesus. Vamos, com calma e atenção, ouvir o que o Senhor vem nos falar.

Cantando: Senhor, que a tua Palavra transforme a nossa vida. Queremos caminhar com retidão na tua luz!

 

B - O QUE O TEXTO DIZ EM SI.

Ler na Bíblia: Lucas 12,32-48.

Chave de Leitura:

  1. Qual a primeira recomendação do texto?
  2. O que significa “ajustar o cinto” e “cingir-se”?
  3. A quem Jesus chama de feliz?
  4. O que este texto tem a dizer para nós hoje?

 

C - O QUE O TEXTO DIZ PARA NÓS.

L.2. O Evangelho de hoje nos fala em “velar”, em “estar preparados”: é um chamado a despertar. Estar atentos e “vigilantes” ao que acontece em nosso interior e ao nosso redor. Um dos riscos que hoje nos ameaçam e esfriam nosso fervor no seguimento de Jesus é cair numa vida superficial, mecânica, rotineira, massificada... Com o passar dos anos os projetos, metas e ideais que temos correm o risco de irem se apagando e perdemos a capacidade de dar um sentido novo à nossa existência.

Cantando: Envia tua Palavra, Palavra de Salvação, que vem trazer esperança, aos pobres libertação (bis).

L.3. Quando alguém viaja de avião, recebe insistentes recomendações. Elas vem com um tom de seriedade:  Vamos passar por uma tribulação! Permaneçam em seus lugares! Também nos recordam que a decolagem e a aterrissagem são momentos de risco e de instabilidade. Por isso é preciso estar preparado. O aviso: “afivelem seus cintos de segurança” corresponde ao imperativo “tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas”, como falou Jesus neste Evangelho. Significa estar preparado para realizar um trabalho, uma viagem, uma missão....

 

L.4. As advertências são necessárias, porque facilmente nos fechamos ao nosso modo habitual de viver, caímos na acomodação e na falta de atenção àquilo que acontece ao nosso redor. Continuamente nos agarramos ao passado e não percebemos a novidade diante de nós. Preferimos o que nos dá a impressão de segurança. Com isso não avançamos e nem crescemos. Perdemos ricas oportunidades. O Evangelho quer manter viva a responsabilidade do seguidor de Jesus. Devemos estar sempre alertas, acordados, sempre dispostos. Ter olhos abertos às surpresas de Deus; ouvidos atentos para escutar seus passos; viver sempre em prontidão para abrir a porta de seu coração..

Cantando: Envia tua Palavra...

 

D - O QUE O TEXTO NOS FAZ DIZER A DEUS. (Preces e Orações)

  1. a) Senhor Jesus, ajuda-nos ser pessoas que experimentam a vida como crescimento constante.

Todos: Senhor, fazei-nos sempre vigilantes.

  1. b) Senhor Jesus, faz de nós pessoas de esperança, que sempre buscam algo melhor, que acreditam que a vida é inesgotável, uma descoberta constante.
  2. c) Senhor Jesus, acompanha nossas famílias para que sejam lugar do aconchego, do amor, da bondade, da confiança na vida.

(Outras preces espontâneas)

 

E - O QUE O TEXTO SUGERE PARA O MUNDO, HOJE

O que podemos fazer para estar, de fato, mais vigilantes?

 

F – Tarefa Concreta:

Desenvolver  ou reforçar algum trabalho na linha da promoção vocacional em nossa paróquia.

Pai nosso, Ave-Maria e pedido de Bênção a Deus.

Compartilhe este artigo:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS