Destaques Igreja Hoje
Compartilhe esta notícia:
07/03/2023 Luis Miguel Modino - CELAM Edição 3957 A sinodalidade e a conversa espiritual, procurando caminhos comuns Assembleia Sinodal do Cone Sul
F/ L M Modino
"...não se trata de uma nova engenharia institucional da Igreja", e que a dimensão sinodal expressa "o carácter de sujeito ativo de todos os batizados", algo baseado na comunhão, sublinhando que "o conceito de sinodalidade é mais amplo que o de colegialidade, porque inclui a participação de todos na Igreja e de todas as Igrejas."

Um processo vivenciado por mais de um mês e que esta semana tem a sua quarta etapa em Brasília, onde de 6 a 10 de março os representantes do Cone Sul (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai) estão reunidos.

São bispos, religiosas, diáconos, presbíteros, leigos e leigas que vêm "com as suas experiências eclesiais, trazendo a alegria de ser Igreja e o sonho de que esta mesma Igreja será sempre mais sinodal", como disse Dom Joel Portella Amado, secretário geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, nas boas-vindas. Este acolhimento foi também feito pelo arcebispo local, Cardeal Paulo César Costa, que insistiu que a Igreja somos nós, chamando a ser servidores numa realidade que nos desafia a encontrar novos ministérios a favor da evangelização que respondam à vida concreta do povo e da própria Igreja, a partir da sua fidelidade ao Senhor, e sublinhou a importância do Concílio Vaticano II como o momento em que se iniciou o caminho da sinodalidade e da comunhão, caminho tomado pela Igreja na América Latina e no Caribe.

A Ir. Eliane Cordeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, destacou que a Vida Religiosa quer ser "porta-voz das reivindicações de centenas de povos ameaçados pelo crescimento económico desenfreado", e juntamente com o Papa Francisco, juntam-se na construção de "uma comunidade de irmãs e irmãos capazes de acolher a vida, olhar para o seu pecado, assumir os seus erros, pedir perdão e reparar os danos causados aos mais vulneráveis". Uma Vida Religiosa que fez o caminho sinodal, que "se sentou à mesa com outros para escutar e discernir o apelo do Senhor Jesus, que nos fala através da nossa história".

Um encontro do Povo de Deus, uma categoria cuja incorporação no caminho da Igreja pode ser considerada o grande ponto de viragem na eclesiologia durante o Concílio Vaticano II, afirmou Dom Miguel Cabrejos, que insistiu na "igualdade de todos através da dignidade batismal como critério estruturante para a configuração da identidade de todos os sujeitos eclesiais". Isto conduz à corresponsabilidade de todos e liga o ministério hierárquico à comunidade.

Escutar é mais do que uma sondagem

Segundo o presidente do CELAM, escutar é mais do que uma sondagem, é assumir uma dinâmica comunitária e espiritual no sensus fidei fidelium, é compreender que "o depósito da fé é confiado a todo o Povo de Deus, que o preserva, professa e transmite". A escuta mútua é vista pelo prelado peruano como "um elemento constitutivo de uma Igreja sinodal". Estas são dinâmicas que "criam um ambiente favorável para gerar processos de conversão", procurando a mudança nos processos de tomada de decisão e de construção de consensos.

O Sínodo 2021-2024 e a Primeira Assembleia Eclesial estão "estreitamente ligados no tempo, nos seus objetivos e no formato do evento", segundo Agenor Brighenti, que os definiu como eventos kairológicos, "verdadeiro Pentecostes para a Igreja". Juntamente com o Sínodo para a Amazônia, circunscreve-os à Conferência de Aparecida em 2007 e à eleição do Papa Francisco em 2013. No caso da Primeira Assembleia Eclesial, é considerada uma novidade, devido ao seu formato, e um marco, devido à sua agenda, que reavivou Aparecida.

No seu texto final, a Assembleia reúne os aspectos sociais e eclesiais significativos dos povos do continente, e sugere novos caminhos a seguir nas suas propostas pastorais, linhas de ação, dimensões e desafios, com base em três horizontes: uma Igreja sinodal, missionária e samaritana.

A metodologia do encontro é a conversa espiritual, um método introduzido pelo jesuíta Óscar Martín. A conversação espiritual é uma metodologia simples, baseada num diálogo entre Deus e a sua criatura, que tem lugar no coração humano através das moções e que se baseia "na convicção de que há uma influência do Espírito Santo no coração de todos os cristãos". O discernimento deve ser entendido como um processo espiritual que procura, que nos faz perceber, distinguir as moções do Espírito no nosso coração e nas realidades humanas que apelam à nossa liberdade para uma decisão ou ação.

Uma metodologia para encorajar o discernimento

É um discernimento que tem lugar a três níveis: pessoal, comunitário e apostólico. Pode, portanto, dizer-se que a conversa espiritual é uma metodologia para encorajar o discernimento comunitário, uma troca centrada na qualidade da escuta, que atende às moções do próprio coração e do dos outros.

Os participantes dizem o que estão a experimentar e o que esperam. No caso da jovem Leticia Barbúdez, do Paraguai, "que a Igreja também pode contar com a nossa contribuição, baseada nas nossas realidades e continuar a sentir este grande Espírito Santo que está a guiar todo este momento". Mariana Anabel García, religiosa argentina, expressou a sua certeza de que "o Espírito fala, continua a falar e manifesta-se fortemente em cada um dos testemunhos e experiências que partilhamos". Uma indígena brasileira destacou o apelo do Papa Francisco para que a Igreja olhe para os pobres, incluindo os indígenas e os negros. Finalmente, o bispo argentino, Dom Ángel Macín, salientou "caminhar de uma forma diferente, numa Igreja em que possamos descobrir juntos o que o nosso tempo nos pede para testemunharmos a presença de Jesus Cristo".

Um encontro que é uma nova tarefa para CELAM, que Dom Cabrejos vê "como um instrumento de comunhão sinodal e como um sinal profético na Igreja latino-americana". Segundo o presidente do Celam, "a sinodalidade é uma dimensão constitutiva da Igreja" e que "a Igreja deve ser vista como uma pirâmide invertida", ideias avançadas pelo Papa Francisco. Por esta razão, ele insistiu que "o povo de Deus é o sujeito da Evangelização e da comunhão sinodal na história", numa Igreja que, sendo peregrina e missionária, é sinodal.

Dom Miguel Cabrejos salientou que "não se trata de uma nova engenharia institucional da Igreja", e que a dimensão sinodal expressa "o carácter de sujeito ativo de todos os batizados", algo baseado na comunhão, sublinhando que "o conceito de sinodalidade é mais amplo que o de colegialidade, porque inclui a participação de todos na Igreja e de todas as Igrejas".

Compartilhe esta notícia:
Nome:
E-mail:
E-mail do amigo:
DEIXE UM COMENTÁRIO
TAGS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS