0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Screen Shot 2017 01 31 At 5.38.57 PM

Espaço do Leitor

@88 anos de O Lutador

“É com grande satisfação que faço parte desta data tão especial. Os 88 anos do Jornal, hoje Revista Católica O Lutador. Não apenas uma Revista, mas sim, uma grande força evangelizadora da Igreja Católica Apostólica Romana. Em prol da família e da fé cristã, é uma revista viva que se mantém através de histórias, de raízes lutas e conquistas.

Através de uma pessoa em especial que se doou ao desconhecido, aos necessitados. Que saiu pelo mundo pregando o Evangelho, trabalhando e concretizando sonhos. Que hoje, continua a fazer parte hoje da vida de pessoas que nem sequer conheceu. Mas ele fez! E fez por amor!!! Nosso saudoso Padre Júlio Maria.

E com as suas três Congregações, que deram continuidade a este trabalho vivo e maravilhoso que, graças a Deus, permanece. E aos padres, bispos, irmãos seminaristas, freis, irmãs, colaboradores e funcionários como eu. Que não só trabalho na sede da Revista, mas também faço um trabalho de evangelização. Eu muito aprendi com o nosso saudoso Frei Manoel, que hoje se encontra junto ao pai.

Através de Padre Júlio, muito se fez, muito se conquistou, pessoas tiveram e têm até hoje a oportunidade de trabalhar, de se formar, de mudarem sua história, as suas vidas, e assim gerou-se renda, emprego, trabalho, instituições, formações, oportunidades.

E esta Revista mantém viva as raízes desta história e desta Congregação, foi o início de tudo, foi o começo de toda a divulgação. Ela corre mundo a fora evangelizando e perseverando na nossa historia. Que chuvas de bênçãos sejam derramadas sobre todos que contribuem e que, de alguma forma, fazem parte dessa história.

Paz e Bem!

Encontro Internacional das Revistas Católicas

De 26 a 28 de outubro de 2016, aconte­ceu em Brasília, DF, o V Encontro Inter­nacional de Revistas da Vida Consagra­da. Teve como tema: “Comunicar a Mi­sericórdia: uma forma de humanizar o mundo”. E lema: “Vá e faça o mesmo!” (Lc 10,37b.)

O objetivo foi impulsionar o traba­lho em Rede das Revistas e Publicações e áreas de comunicação da Vida Consa­grada, mediante a integração e a refle­xão bíblica e teológica, para comunicar a Misericórdia de Deus, manifestada pe­ la VRC, pelos Leigos e Leigas e pela Igreja, nesta época de grandes esperanças e fortes contradições.

Eis os objetivos específicos do en­contro: partilhar a missão de evangelizar por meio das revistas e outros meios de comunicação, impressos e eletrônicos da VR; refletir sobre a comunicação, à luz das Sagradas Escrituras e dos Documentos da Igreja, em especial a Misericordiae Vultus e a Laudato Si’, para uma utilização ética e eficaz dos Meios de Comunicação a serviço do Reino; propor pistas de ação sobre modelos de comunicação praticados pela VC, em vista da Sinergia e traba­lho em Rede.

A Revista o Lutador esteve presente neste encontro na pessoa de seu redator Denilson Mariano. “Um encontro rico pela partilha do conteúdo, pela experi­ência de fraternidade e acolhida entre os participantes e pela busca de alter­nativas conjuntas. Somente ajudando­ nos uns aos outros, teremos forças pa­ra enfrentar os desafios comuns. Vive­mos um tempo de muita informação, mas em que, ao mesmo tempo lê-se menos, e os periódicos impressos pas­sam por dificuldades. Frente a isso, se­guimos lutando… Afinal, nosso nome é O Lutador.”

Deixe uma resposta