0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais

Leitor

[Facebook]

Os Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora estiveram em assembleia nesses últimos três dias de março de 2017, atentos ao clamor do povo pela dignidade humana e vida digna para todos. Ouvindo também o grito dos mais vulneráveis, não se omitiram diante do quadro político e social pelo qual o país está passando, e manifestam seu apoio aos nossos irmãos. Segue o manifesto na íntegra:

Manifesto pela vida digna para todos

“Eu vim para que todos tenham vida em abundância.” (Jo 10,10.)

Nós, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, reunidos em Assembleia, em Manhumirim, MG, queremos manifestar nosso compromisso com a luta a favor da vida e da dignidade de toda pessoa humana.

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco e fazendo coro à voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e de muitas Igrejas Particulares em nosso país, manifestamos nossa inquieta preocupação com as mudanças ensaiadas pelo governo federal através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, que ora tramita no Congresso Nacional. Entendemos que essa proposta limita em excesso e até mesmo ameaça o legítimo direito à aposentadoria, fruto de conquistas populares e democráticas, já garantido nas Constituições Cidadãs de 1988.

O Direito Previdenciário é uma garantia de vida para que os trabalhadores/as que, através das contribuições sociais durante seu tempo de trabalho, assegurem o amparo diante das dificuldades advindas da idade, das enfermidades, dos acidentes e da maternidade. Trata-se de um direito à vida e à vida com dignidade. Esta PEC 287/2016, levando em conta apenas os dados financeiros ainda discutíveis, como o suposto déficit da Previdência, restringe em demasia o direito à aposentadoria e, em muitos casos, chega a negá-lo efetivamente. Isto configura uma injustiça, pois não contempla os valores éticos sociais e causa prejuízo direto, e mesmo ameaça a vida, particularmente dos mais pobres e desfavorecidos.

Frente a essa situação, nos solidarizamos com todos os cristãos e pessoas de boa vontade que, através de mobilizações pacíficas, e nas mais variadas formas de grito pelos seus direitos, buscam defender a garantia do legítimo Direito Previdenciário, bem como as conquistas no campo das garantias trabalhistas alcançadas, a fim de que todos tenham mais vida e vida em abundância.

Manhumirim, MG, 31 de março de 2017.

Pe. Aureliano de Moura Lima, SDN – Diretor Presidente do IMSNS

Demais participantes da Assembleia SDN

Deixe uma resposta