0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais

Jogue na loteria!

Carlos Scheid

Você chegou à conclusão de que não vale a pena se matar no trabalho, à espera de uma aposentadoria que a inflação vai roer em 5 anos? Jogue na loteria!

Muita gente alimenta esta esperança. Um cartão preenchido ao acaso, um golpe de sorte e… todos os seus problemas estão resolvidos! Pode parecer absurdo, mas é um absurdo trocado por outro…

Você desconfia de que este clima de corrupção nacional não irá mudar e o país continuará adernando enquanto os ratos do Planalto saltam no mar? Jogue na loteria!

Muita gente percebeu que não adianta esperar coisa alguma dos governantes e é mais seguro apostar nos números da Loteca que nos números da urna eletrônica…

Você já concluiu que não adianta estudar sério e fazer faculdade, pois lá adiante não haverá oferta de trabalho e seria totalmente inútil o seu diploma tão esperado? Jogue na loteria!

Muita gente prefere economizar o rico dinheirinho da mensalidade escolar e investir na quina ou na sena, pois as possibilidades estatísticas de sucesso acabam não diferindo muito.

Você desconfia que a Providência divina está ocupada demais com a situação dos migrantes do Oriente e não terá tempo para cuidar de suas necessidades pessoais? Jogue na loteria!

Já faz tempo que uma legião de batizados trocou a Providência pela Previdência, com péssimos resultados. Este exército inclui os práticos, os utilitaristas, os financistas, os realistas e os pelagianos. Nenhum deles espera nada da Graça de Deus. Seria o seu caso?

Você fez uns cálculos em sua maquininha e verificou que a fome da inflação será sempre maior que os juros minguados da poupança, não é? Já não espera nada de suas economias? Não fique triste, jogue na loteria!

Como?! Você desconfia também da própria loteria? Será que não é a sorte que está por trás dos números “sorteados”, mas algum programa de computação fajuto “orienta” os resultados contra os apostadores?

Eu não condeno você… Quando a gente deixa de esperar no trabalho suado e na aplicação aos estudos, deixa de esperar nos governantes e no valor da moeda para esperar na loteria, isto não é mais esperança. Ao contrário, as longas filas da loteca são o sintoma claríssimo do desespero.

E ninguém pode prever o que fará uma nação de desesperados…

Deixe uma resposta