0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Revista Catolica Olutador 3872 Colheita 800×350

Festa da Colheita

PARÓQUIA DE ENTRE FOLHAS, DIOCESE DE CARATINGA, MG
“Celebrem a Festa do encerramento da colheita, quando no final do ano vocês armazenarem as colheitas”. [Ex 23, 16]
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Entre Folhas, realizou no dia 29 de novembro de 2015 uma missa festiva, contando com uma presença expressiva de fiéis, vindos de todas as suas comunidades. Também se fizeram presentes fiéis da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da Paróquia do Funil, de Conceição de Ipanema, MG, juntamente com o Pastor Natanael da Silva.
Já é uma tradição nas igrejas luteranas a celebração das colheitas, uma vez a cada ano. O pastor participou da Santa Missa e enfatizou que tudo aquilo que temos, os frutos que colhemos, são dádivas de Deus, e que por isso devemos agradecer sempre ao Senhor que nos criou, e que cuida de nós como filhos muito queridos e amados!
Os fiéis trouxeram parte daquilo que colheram para ser doada às instituições beneficentes. Também trouxeram mudas de árvores, plantas medicinais para trocarem entre si e sementes que foram abençoadas ao término da celebração. Para a partilha, alimentos caseiros (bolos, broas, biscoitos, doces, queijo, requeijão, salgados etc.). Após a missa, todos comeram à vontade e, como no Evangelho, tivemos que recolher o que sobrou. Houve muita fartura e parte foi doada à escola local!
Agradecemos a Deus por nos ter proporcionado esse momento tão especial de comunhão fraterna com nossos irmãos luteranos, e a todos os paroquianos que participaram, doando, colaborando e trabalhando para que tudo pudesse acontecer da melhor maneira possível!
“As colinas se enfeitam de alegria, e os campos de rebanhos, nossos vales se revestem de trigais, tudo canta de alegria.” (Sl 64,14.)]
Pe. Paulo Alexandre Gonçalves

Deixe uma resposta