0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Revista Catolica O Lutador 3866 Brilhar A Luz

Façam brilhar a sua luz diante de todos! (Mt 5,16)

Frei Pedro, César e Marta *

Com este tema, aconteceu na Arquidiocese de Teresina, PI, nos primeiros dias de maio, mais uma Assembleia do Encontro Matrimonial Mundial – Brasil.
A assembleia foi precedida do 1º Encontro de Sacerdotes que atuam no EMM, também em Teresina, no dia 30 de abril, com a presença de 38 sacerdotes que dialogaram sobre “Celibato: renúncia ou escolha” – compartilhada pelo casal Celso e Mariúcia e pelo Padre Jacob, do Rio de Janeiro –, e sobre “Liderança do Sacerdote no EMM” – compartilhada pelo casal Ramon e Lúcia, do Rio de Janeiro, e pelo Pe. Tony Batista, de Teresina. Foram momentos de muita alegria, companheirismo, reforço da decisão de amar e escuta com o coração.
O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, presidiu a missa de abertura dos trabalhos, concelebrada por Dom Alfredo Sgháfller, Bispo de Parnaíba e presidente da Comissão Vida e Família do Regional NE IV, bem como por todos os sacerdotes presentes. Todos os participantes foram acolhidos com grande alegria e empolgação pelos filhos dos casais de Teresina, que se identificaram com camisetas estampadas com a frase “Sou fruto de um casal apaixonado”.
Nas palavras do casal Adrian e Karla, “viver esta Assembleia Nacional nos trouxe muita alegria no servir. Nosso coração se encheu de ânimo e entusiasmo, podemos comparar esse sentimento como quando nossa filha iniciou o programa de estágio na faculdade. Ganhamos novo fôlego e vimos o quanto valem nossos esforços e o quanto ainda podemos dar de nós mesmos”.

Crescer de forma organizada
Mais um passo no processo de regionalização do Encontro Matrimonial Mundial. Com o olhar voltado para a Eclesialidade, durante a Assembleia Nacional do Encontro Matrimonial Mundial, no mês de maio passado, foi criado o Regional Nordeste IV, da estrutura administrativa do EMM, que abrange todo o Estado do Piauí.
Desde o início da implantação do EMM no Brasil, as Equipes vêm-se preocupando em desenvolver a estrutura administrativa que favoreça o acompanhamento dos participantes de modo eficaz, tomando cuidado para não criar nomenclaturas que possam gerar, a médio e longo prazo, confusões e mal-entendidos. Assim é que o EMM procura seguir a mesma divisão das Regiões Episcopais da CNBB.
A primeira Equipe Eclesial do Nordeste 4 é formada pelo Padre Osvaldo e pelo casal Lopes e Maria da Luz, da Arquidiocese de Teresina-PI.
Roguemos a Deus que, na vivência da intersacramentalidade, esta equipe composta por consagrados nos dois sacramentos missionários possa testemunhar o amor de Deus em seu serviço.]

Deixe uma resposta