Eu sou a ovelha desgarrada
Ambrósio de Milão
“Eu errei como uma ovelha que se desgarrara; vem procurar teu servo, pois não esqueci tuas palavras.” (Sl 119,176) Sim, vem, Senhor Jesus, procura teu servidor; procura tua ovelha fatigada.
Vem, pastor, procura-me como uma ovelha.
Enquanto te demoravas sobre as montanhas, eis que tua ovelha desgarrou; deixa, pois, as outras noventa e nove que são tuas e vem buscar a única que se extraviou.
Vem, sem cães, sem maus operários, sem esse mercenário que ignora a porta por onde entrar.
Vem se que alguém te ajude, sem te fazeres anunciar; é por ti, agora, que eu espero.
Eu não esqueci tuas palavras, por isso eu bem sei que virás.
Não pegue o chicote, pega o teu amor.
Vem com a doçura do Espírito, e não hesites em deixar nas montanhas essas noventa e nove ovelhas que são tuas; a essas alturas onde tu as puseste, os lobos rapaces não têm acesso.
Vem a mim, que me desgarrei longe dos rebanhos do alto; tu me puseras lá, também a mim, mas os lobos da noite me fizeram deixar teus redis.
Procura-me, Senhor, pois minha oração te procura!
Busca-me, encontra-me, reergue-me, carrega-me!
Aquele a quem procuras, tu podes acha-lo; aquele encontras, digna-te reerguê-lo; e aquele que levantas, põe-no sobre teus ombros. Este fardo de teu amor nunca é pesado demais para ti, e sem cansaço o fazes laçar pela justiça.
Vem, pois, Senhor, pois se é verdade que errei, eu não esqueci tua palavra e conservo a esperança como remédio.
Vem, Senhor, pois tu és o único a chamar ainda por tua ovelha perdida, e as outras que vais deixar, não lhes causarás sofrimento algum; e elas ainda ficarão contentes de ver regressar o pecador.
Vem! Haverá salvação sobre a terra e haverá alegria no céu.
Não envies teus pequenos servos, não envies mercenários, vem procurar pessoalmente a tua ovelha!
AMBRÓSIO DE MILÃO [339-397 d.C.] nasceu em Tréveris (hoje, Alemanha), de mãe cristã, que não o batizou. Era governador da Ligúria quando morreu o bispo ariano de Milão e o povo aclamou Ambrósio como novo bispo, contra sua vontade. Só então foi batizado e, em seguida, ordenado aos 35 anos de idade. Desempenhou-se da missão episcopal com zelo notável. Escritor e músico inspirado, suas homilias impressionaram Agostinho, que viria a se converter ao cristianismo. Defensor dos pobres e conselheiro espiritual, combateu a heresia ariana. Ainda hoje a Igreja canta seus hinos. Morreu aos 58 anos.
Foto: YouTube