0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais

Eu sou a ovelha desgarrada

Ambrósio de Milão

 

“Eu errei como uma ovelha que se desgarrara; vem procurar teu servo, pois não esqueci tuas palavras.” (Sl 119,176) Sim, vem, Senhor Jesus, procura teu servidor; procura tua ovelha fatigada.

Vem, pastor, procura-me como uma ovelha.

Enquanto te demoravas sobre as montanhas, eis que tua ovelha desgarrou; deixa, pois, as outras noventa e nove que são tuas e vem buscar a única que se extraviou.

Vem, sem cães, sem maus operários, sem esse mercenário que ignora a porta por onde entrar.

Vem se que alguém te ajude, sem te fazeres anunciar; é por ti, agora, que eu espero.

Eu não esqueci tuas palavras, por isso eu bem sei que virás.

Não pegue o chicote, pega o teu amor.

Vem com a doçura do Espírito, e não hesites em deixar nas montanhas essas noventa e nove ovelhas que são tuas; a essas alturas onde tu as puseste, os lobos rapaces não têm acesso.

Vem a mim, que me desgarrei longe dos rebanhos do alto; tu me puseras lá, também a mim, mas os lobos da noite me fizeram deixar teus redis.

Procura-me, Senhor, pois minha oração te procura!

Busca-me, encontra-me, reergue-me, carrega-me!

Aquele a quem procuras, tu podes acha-lo; aquele encontras, digna-te reerguê-lo; e aquele que levantas, põe-no sobre teus ombros. Este fardo de teu amor nunca é pesado demais para ti, e sem cansaço o fazes laçar pela justiça.

Vem, pois, Senhor, pois se é verdade que errei, eu não esqueci tua palavra e conservo a esperança como remédio.

Vem, Senhor, pois tu és o único a chamar ainda por tua ovelha perdida, e as outras que vais deixar, não lhes causarás sofrimento algum; e elas ainda ficarão contentes de ver regressar o pecador.

Vem! Haverá salvação sobre a terra e haverá alegria no céu.

Não envies teus pequenos servos, não envies mercenários, vem procurar pessoalmente a tua ovelha!

 

AMBRÓSIO DE MILÃO [339-397 d.C.] nasceu em Tréveris (hoje, Alemanha), de mãe cristã, que não o batizou. Era governador da Ligúria quando morreu o bispo ariano de Milão e o povo aclamou Ambrósio como novo bispo, contra sua vontade. Só então foi batizado e, em seguida, ordenado aos 35 anos de idade. Desempenhou-se da missão episcopal com zelo notável. Escritor e músico inspirado, suas homilias impressionaram Agostinho, que viria a se converter ao cristianismo. Defensor dos pobres e conselheiro espiritual, combateu a heresia ariana. Ainda hoje a Igreja canta seus hinos. Morreu aos 58 anos.

Foto: YouTube

 

Deixe uma resposta