0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais

#Encontrito

#ENCONTRITO: Jovens que dialogam e escutam com o coração

Em agosto de 2015 uma equipe brasileira formada por 4 jovens, um casal e um sacerdote aceitaram a missão de ir para Córdoba na Argentina vivenciar o ENCONTRO DE JOVENS do Encontro Matrimonial denominado Encontrito para trazê-lo ao Brasil.

“Viver o Encontrito foi o despertar para o fortalecimento do amor próprio, com Deus e minha família. E por observar que esse amor não ficaria guardado, mas transbordaria em forma de missão” Sueiny Neves.

Missão dada é missão cumprida.
Em fevereiro de 2016 na cidade de Curitiba foi realizado o 1º Encontrito Brasil que foi vivenciado por equipes das Regionais Nordeste IV, Nordeste I, Sul I e Sul II e por dois casais apoio que vieram de Córdoba. E os frutos do 1º Encontrito Brasil já estão sendo colhidos. A Diocese de Teresina (Nordeste IV) realizou seu 1º encontro nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2016. Mas o que é ENCONTRITO? A quem se dirige? Quais seus objetivos?

Jovem, o ENCONTRITO é para você!  Jovens que tomam refrigerante; comem HotDog; correm para a Universidade; dançam nas festas; namoram e amam a Deus. Para nós, que semelhantes aos nossos Pais,  através do Encontro Matrimonial Mundial, descobrimos que o diálogo e o escutar com o coração formam a linguagem dos sentimento.

O Encontrito é uma grande experiência de vida. Nele pude me observar e agir a partir da minha personalidade. No FDS pude ainda entender que a unidade em família é consequência da unidade de nossos pais, uma vivencia de amor onde pais e filhos falam a mesma língua. Rafhael  Martins

O Encontrito foi uma experiencia de amor diferente de tudo que já vivi até hoje. Foi de dentro para fora. Lá eu me vi desarmada diante de desconhecidos, diante de mim mesma e diante de Deus. E assim vivi uma experiencia única de intimidade com o Pai. Quisera eu que todo jovem pudesse viver essa experiencia. Anandha Kellen.

Eu e Deus!
O ENCONTRITO é o fortalecimento da intimidade com o Pai. Uma oportunidade de acolher o que Ele quer nos ofertar, e aprendermos a aquietar nosso coração.  “O Encontrito é uma experiência na qual compartilhamos abertamente  nossos sentimentos, onde descobrimos nossa personalidade e percebemos o porquê de agirmos de certo modo  em cada situação. É também aceitar o outro sem julgamentos, entendendo que somos diferentes e o amando como realmente é” Ricardo Júnior

O ENCONTRITO me ajudou como filha a entender e compreender meus pais. Hoje coloco em prática o que vivenciei  aceitando quem eu sou e amando mais as pessoas, minha família e Deus. Meu sentimento é de Gratidão por ter vivenciado essa experiência. Ercília Maria

”Como sacerdote a experiência de viver o Encontrito foi fascinante, pois tive a oportunidade de sentir o coração de muitos jovens bater acelerado em busca de uma vida harmoniosa com sua família e principalmente com Deus, me sentir  provocado a renovar a relação com meus pais e meus irmãos.  Frei Clemilson.

Quando nos foi pedido que definíssemos a experiência do Encontrito em uma palavra, a primeira que me veio à mente foi “transformação”. Levo para a vida a certeza de que é possível um mundo melhor, um céu nesta terra, pois é capaz de se renovar pela força do amor dos jovens entre si e em suas famílias. (Tia Angie)

Para mim, o Encontrito veio para promover um resgate dos jovens dentro de suas próprias famílias. Como estão sedentos de seus próprios pais, de seus próprios irmãos, e de Deus! . Depois de viver o Encontrito, guardo essa expectativa de querer saber escutar  nosso filho que está para chegar e ser, com ele e minha esposa, sinal de Deus no mundo. (Tio Marcelo)

Vivenciar o Encontrito é oportunizar-se uma descoberta sobre SI. Esta descoberta tem total importância a medida que vamos compreendendo não simplesmente quem somos, mas de que forma utilizamos o nosso SER em relação a outras pessoas: Pais, irmãos, amigos e Deus. O Jovem que vivencia o Encontrito se abre a mudanças. Encontrito é AMOR, Encontrito é decisão, Encontrito é buscar triunfar através do amar, amar e amar…

edicao-setembro-img-15

Deixe uma resposta