0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Screen Shot 2017 04 24 At 11.13.25 AM

Conclusão da Fase Diocesana do Processo de Beatificação do Pe. Júlio Maria De Lombaerde

Conclusão da Fase Diocesana do Processo de Beatificação do Pe. Júlio Maria De Lombaerde

No próximo dia 13 de maio, ocorrerá o Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde. Marcado para as 19h30, no Santuário Bom Jesus, em Manhumirim, MG, o evento é de expressão internacional, visto que a próxima etapa é a Fase Romana.

A Cerimônia de Encerramento será precedida por Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Caratinga, MG, Dom Emanuel Messias de Oliveira. Além do nosso Bispo diocesano, contaremos com a presença das autoridades eclesiais e civis, do Dr. Paolo Vilotta, Postulador da Causa; dos Superiores Gerais das congregações fundadas pelo Servo de Deus: Ir. Margarida Maria Matos Mesquita, da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria [FCIM]; Pe. Aureliano de Moura Lima, dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora [SDN]; e da Ir. Cacilda Mendes Peixoto, das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora [SDN]. Ademais, dos leigos e leigas do carisma Julimariano, bem como de outros devotos de diversas localidades.

O Processo de Beatificação foi instaurado pela Igreja Católica, em janeiro de 2014, para investigar a Fama de Santidade do Pe. Júlio Maria De Lombaerde e Virtudes, o qual passou a ser chamado de Servo de Deus. A cerimônia do dia 13 marca a conclusão da investigação em âmbito local e o início da investigação Romana.

O que é a Cerimônia de Encerramento

da Fase Diocesana do Processo de Beatificação

A Cerimônia de Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação conclui a Fase Local e inicia a Fase Romana do Processo de Beatificação. Consiste na solenidade de lacramento – mediante juramento e assinatura de atas – de três urnas com os autos do Inquérito Eclesiástico, uma com o original (Arquétipo) e as outras duas com cópias (Transunto e Cópia Pública). Após a cerimônia, o Arquétipo fica guardado na Diocese de Caratinga, e as duas cópias seguem para a Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano.

A Fase Diocesana consiste na abertura do Processo sobre as Virtudes, isto é, são acolhidos todos os depoimentos sobre o Servo de Deus. Ao mesmo tempo, uma comissão Histórica (nomeada pelo Bispo) recolhe todos os documentos sobre o Servo de Deus.

Na Fase Romana, todos os documentos são submetidos a estudo para avaliar se todas as medidas legais foram tomadas corretamente. Depois, é nomeado um Relator, que, junto com o Postulador, elabora a Positio (espécie de dossiê de todas as provas, testemunhais e documentais, recolhidas na Fase Diocesana). Concluída a Positio, esta estará, após um tempo, sujeita à avaliação de um Congresso de Teólogos (9 componentes), os quais podem dar um parecer afirmativo, suspensivo ou negativo. Após os teólogos, a votação será feita pelos Cardeais e Bispos e, posteriormente, pelo Papa, o qual é o único que pode emitir juízo e dar a decisão final. Concluído o procedimento, o Servo de Deus pode ser declarado Venerável. Para a Beatificação, é necessário que haja um milagre e o procedimento é igual.

Oração pela Beatificação do Servo de Deus

Pe. Júlio Maria De Lombaerde

Ó Trindade Santa, vós que sois a fonte de toda santidade, nós vos louvamos por vosso servo, o Pe. Júlio Maria De Lombaerde, que, assemelhando-se ao Cristo Eucarístico, cuidou do vosso rebanho com amor, zelo e doação. E, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, assim como a Virgem Maria, testemunhou a ternura missionária da Igreja. Concedei-me, ó Trindade Santa, pela intercessão do Pe. Júlio Maria, a graça que vos suplico [pedir a graça]. E, se for de Vossa santa vontade, dai que Pe. Júlio Maria alcance a honra dos altares, para a Vossa glória e para o bem de tantas almas. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém. [Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.]

Com aprovação Eclesiástica

+ Dom Emanuel Messias de Oliveira

Diocese de Caratinga, MG

Em conformidade com decretos do Papa Urbano VIII, declaramos que em nada se pretende prevenir o juízo da Autoridade Eclesiástica, e que esta oração não tem qualquer finalidade de culto público.

 

Para comunicação de graças alcançadas:

Pe. Heleno Raimundo da Silva, SDN

Praça Bom Jesus, 38

Centro

MANHUMIRIM, MG

36970-000

www.padrejuliomaria.com

beatificacao@padrejuliomaria.com

F/diocesecaratinga

Ato jurídico que abriu o processo de beatificação do Padre Júlio Maria de Lombaerde, no dia 24 de janeiro de 2015, em Manhumirim, MG.

 

 

Deixe uma resposta