0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Ser Jovem E Atitute

Brasília recebeu empresários para refletir sobre desafios ambientais, empresariais, sociais e culturais à luz da Encíclica “Laudato Si´”, do Papa Francisco

Wesley Figueiredo*

Realizado pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE UNIAPAC Brasil e pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, com apoio do Tribunal Superior do Trabalho, evento celebrou o lançamento da ADCE Brasília.

No dia 16 de julho, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE UNIAPAC Brasil e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF, com apoio do Tribunal Superior do Trabalho – TST, realizaram em Brasília, DF, um dia de reflexão dedicado à “Laudato Si´”, do Papa Francisco. O evento foi na sede do Tribunal Superior do Trabalho – TST, e contou com a presença de diversas autoridades públicas, empresariais e religiosas.

O encontro teve a proposta de promover uma ampla discussão sobre os desafios ambientais, empresariais, sociais e culturais que o mundo enfrenta, bem como apontar possíveis soluções, à luz da Encíclica “Laudato Si´”, do Papa Francisco. A Encíclica enfatiza que o problema que a humanidade agora enfrenta não é apenas econômico, ou ecológico, de resolução com algumas decisões técnicas, mas principalmente um “sinal da crise ética, cultural e espiritual da modernidade”. Segundo o Pontífice, uma crise só poderá ser superada com uma “profunda conversão interior”, com uma “liderança capaz de indicar novos caminhos, satisfazer as necessidades do presente, para todos, e sem prejuízo das gerações futuras”.

ADCE Brasília, DF
O evento marcou o lançamento da ADCE Brasília, que será dirigida pelo fundador do IBEF em Brasília, e seu atual vice-presidente, João Carlos de Almeida. Os debates foram conduzidos pelo representante da Secretaria de Estado da Santa Sé (Vaticano), Monsenhor Osvaldo Neves de Almeida, pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, pelo presidente da ADCE UNIAPAC Brasil e da UNIAPAC Latino-americana, Sérgio Cavalieri, e pelo presidente do TST, Ives Gandra Martins Filho. O evento teve amplitude internacional com a participação de Pascual Rubiani e Martín Burt, da Fundação Paraguai, que desenvolve o exitoso programa “Empresa sem Pobreza” naquele país.

Para Sérgio Cavalieri, o encontro foi uma oportunidade única de reunir em um só evento o debate sobre os problemas e propostas que a Encíclica “Laudato Si´”, do Papa Francisco, apresenta ao mundo moderno, e ao mesmo tempo apresentar a ADCE para os empresários de Brasília e lançar a pedra fundamental da nova regional da entidade. “A presença junto ao empresariado brasiliense e a proximidade do poder político nacional e da sede da CNBB são estrategicamente importantes para a ADCE, e um desejo que já alimentávamos há muito tempo”, afirma Cavalieri.

Sobre a Encíclica “Laudato Si´”
A Encíclica “Laudato Si´” constitui uma oração em voz alta. O cântico de São Francisco de Assis relembra a sua admiração e agradecimento pela beleza da Criação. É precisamente com estas palavras que o Papa Francisco começa, reconhecendo a grandeza de Nosso Senhor e do mundo como um magnífico lugar onde podemos viver.

A nova encíclica do Papa Francisco é ainda um chamamento que pretende chamar a atenção daqueles que são indiferentes ao sofrimento da nossa casa comum. A este grito terreno une-se o clamor pelas pessoas pobres, não só porque são elas as que mais sofrem com a atual crise ecológica, mas acima de tudo por causa da cultura – também chamada de “paradigma” ou “lógica” – que se encontra subjacente ao abuso da Criação, a mesma que exclui as pessoas pobres e lhes nega o que realmente lhes pertence.

O apelo do Pontífice enfatiza que o problema que a humanidade agora enfrenta não é apenas econômico ou ecológico, de resolução com algumas decisões técnicas, mas principalmente um “sinal da profunda crise ética, cultural e espiritual da modernidade”.

* Assessoria de Imprensa (31) 3211.7532 | (31) 9147.8152

Deixe uma resposta