0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Revista Catolica O Lutador 3872 Acao De Gracas 800×350

Ação de Graças

Nós nos sentimos felizes e esperançosos ao chegar ao final do ano com a realização do calendário de formações previstas para 2015. Com as bênçãos de Deus, em nome de Jesus, e a intercessão maternal de Maria Santíssima, nós, servidores como EER-Norte 1, temos muito que agradecer a Deus:
Manaus – Tivemos a realização de dois novos fins de semana de formação (FDS): Enriquecimento para servidores de FDS, formações que nunca haviam sido administradas em Manaus; e ainda a realização de três Fins De Semana Originais de diálogo (FDSO).

A participação na Assembleia Nacional do Encontro Matrimonial Mundial em Terezina, com a Equipe Eclesial Diocesana (EED) de Manaus, das principais equipes de serviço, e a nossa participação (Nizardo e Luiza, minha mãe Aurian e o casal dialogador e equipista ENS Sergio e Goretti) no Encontro Mundial das Famílias com o Papa, na Filadélfia, EUA.
Esse acontecimento gerou em nós sentimentos de muita alegria. O Encontro e a proximidade com o Papa Francisco nos fizeram perceber a grandeza e a humildade de nossa Igreja Missionária, e como nosso Papa cativou o povo americano, que parou para escutá-lo, com ampla cobertura da a imprensa.
A missa de abertura com cardeais, bispos e sacerdotes de todo o mundo, as palestras reflexivas sobre relacionamentos na família, a acolhida às famílias imigrantes, a necessária aceitação de povos, raças e religiões e muitas outras experiências foram extremamente valiosas.
No pavilhão de exposição havia centenas de movimentos familiares, escolas e universidades, com uma riqueza fabulosa de esforços em prol da familia. Movimentos como o Encontro Matrimonial Mundial, com suas camisas Dialogue (Diálogo), promovendo nosso carisma de dialogar em nível de sentimentos, para renovar os sacramentos do matrimonio e da ordem.
Lá estavam Tony e Cathy, ex coordenadores mundiais do EMM e, representantes do EMM no sínodo das famílias, Joe e esposa. Também conhecemos os coordenadores mundiais do EMM, Daniel e Shelley, casal de Singapura (país de minoria católica) que conseguiu milagrosamente ser escolhido para a Equipe Eclesial Internacional (EEI) com o Padre Charlie das Filipinas.
Participamos da reunião de acolhida que o EMM fez para os casais dialogadores do mundo inteiro, que foram acolhidos e puderam reunir-se com os coordenadores mundiais atuais e os “ex”, que foram muito gentis e carinhosos.
Boa Vista – Participação dos sacramentos da EED de Roraima – Realização de 2 FDSO fins de semana de diálogo na Diocese de Roraima. Reuniões mensais de espiritualidade matrimonial para casais do EMM-Roraima: Realização do 1º baile “noite do meu bem” de Roraima, com presença de quase 100 casais dialogadores de Roraima no Circulo Militar.
Porto Velho – Realização do 2º FDSO e 3º Fim de Semana de Diálogo Original.
Belém – Realização do 1º FDSO fim de semana de diálogo na Diocese de Belém, realização do Arranque para o Fim de Semana Profundo FDSP, para formação de equipes com 12 casais. Realização de reuniões mensais de Espiritualidade para casais dialogadores e realização do 2º FDSO de Belém.
São Gabriel da Cachoeira – O pedido de Dom Edson para a implantação do EMM em SGC para a EEN (Equipe Eclesial Nacional).
Autazes, Diocese de Borba – Nossa alegria pelos 7 casais que já participaram do FDSO de diálogo em Manaus e já fizeram o processo ponte, e estão caminhando em comunidade dialogadora apoiada por casais servidores de FDS. Alegria pela aprovação do Bispo de Borba à implantação do EMM em sua Diocese.]

Nizardo e Luiza
com Padre Filip – EER Norte 1

Deixe uma resposta