0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Revista O Lutador 3865 A Intersacramentalidade

A Intersacramentalidade

Pe. Jacob MSF, Celso e Mariúcia*

O Carisma do Encontro Matrimonial Mundial – EMM é “Fé através do Relacionamento”. Este relacionamento é cultivado tanto pelos casais quanto pelos sacerdotes, bem como pelos religiosos/as, como uma prioridade para aprofundar a comunhão e a participação entre os dois Sacramentos. Trata-se da intersacramentalidade.
Ela expressa a interdependência e complementariedade entre o Sacramento do Matrimônio e o Sacramento da Ordem. Isto procede de nossa missão de proclamar o valor destes sacramentos para a Igreja e para o mundo. Esta conexão se demonstra em nossos Fins de Semanas (FdS), através do espírito vivenciado por nossos Casais e Sacerdotes e através de nosso modelo de liderança, no qual um casal e um sacerdote exercem juntos a liderança como Equipe Eclesial.
O relacionamento se enriquece através do diálogo e da oração intersacramental, capacitando-os para evangelizarem de forma mais efetiva. Este relacionamento, que constitui o carisma do EMM, é cultivado melhor quando Casais e Sacerdotes lutam para crescerem, se realizarem e se santificarem, como Sacramento de Serviço que são, mas em comunhão e participação intensas.

Inspiração bíblica
Um dos maiores exemplos é Paulo de Tarso, após seu encontro com Cristo na estrada de Damasco, ao ser acolhido e conviver com o casal Áquila e Priscila: “E encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recém-vindo da Itália com Priscila, sua mulher. Foi até eles e, como era do mesmo ofício, ficou com eles e trabalharam juntos”. (At 18,2-3.) Seu colaborador Apolo fez experiência similar: “Chegou, então, a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente, poderoso nas Escrituras”. (At 18,24.) Pode-se dizer, uma forte experiência de intersacramentalidade para os envolvidos.
Cultivar um relacionamento apaixonado a partir dos sentimentos constitui a Espiritualidade do EMM. O que distingue este dos demais Movimentos é o jeito como os casais e os sacerdotes buscam colocar seus Sacramentos a serviço da Igreja. Procuram crescer na globalidade e buscam transformar-se nos melhores casais e melhores sacerdotes que possam ser.

A intersacramentalidade é um processo
Exige atenção para que o casal e o sacerdote, em relacionamento, não permaneçam apenas nas aparências. O objetivo é que ambos se estimulem a concretizar, no seu dia a dia, a Visão do EMM: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”. À medida que tentarem viver intensamente esse amor testemunhado e ensinado pelo Mestre, estarão mais aptos a ser luz como Ele. O Carisma é para isso um auxiliar muito eficaz. Os dois Sacramentos, num relacionamento fiel e responsável, vão proclamar, pelo seu testemunho, o valor de ser do Matrimônio e do Sacerdócio.
Como transformar isso em realidade?
O Encontro Matrimonial no Brasil, devido ao seu tamanho e extensão, foi organizado em Regionais. A princípio eram três. Atualmente, nove Regionais. A meta é chegar ao mesmo número de Regionais da CNBB. Dentro das Regionais do Brasil, temos a Leste 1, constituída pelas Dioceses de Niterói, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.
O que promove o crescimento da Família do EMM são as “Expansões”: dioceses que iniciam seus contatos com outra já existente, fazendo com que, aos poucos, o EMM chegue até às mesmas. A Regional Leste 1 está desenvolvendo uma Expansão na Diocese de Itaguaí, RJ, mais especificamente na Ilha Grande, Praia do Abraão.
O 1º Fim de Semana aconteceu com casais das Praias do Abraão e do Saco de Céu, favorecido pela acolhida e abertura de D. José Ubiratan Lopes, o Bispo da Diocese, e seus sacerdotes. Casais da Diocese do Rio de Janeiro, madrinha da Expansão, estão doando seu tempo, parte de suas finanças e, sobretudo, um testemunho de amor-serviço para garantirem a continuidade do processo dessa implantação.] * Equipe Regional Leste I

Deixe uma resposta