0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais

Capa Revista

Misericordia e miseria

Quando, nos habituamos com o estilo de uma pessoa, logo o reconhecemos pelo seu jeito de falar ou de escrever. Isto se torna cada vez mais claro na pessoa de Francisco. Seu modo de falar, suas atitudes e seus escritos são marcados por um traço inconfundível de alegria e, mais ainda, de uma profunda misericórdia.

Sua última Carta Apostólica faz do encontro de Jesus com a mulher acusada de adultério um ícone da ação misericordiosa de Deus. Traz a tona as páginas de misericórdia do Evangelho, não raro esquecidas pela dureza de coração e pela cegueira da lei. Misericórdia a uma atitude a ser recuperada pela Igreja entendida não apenas enquanto instituição, mas uma atitude a ser recriada e assumida por todos os batizados. Cada fiel é chamado a ser misericordioso, só assim a Igreja será verdadeiramente misericordiosa.

Misericórdia h. de ser o jeito de ser de cada um de n.s, deve ser este o nosso estilo. Deve ser este o estilo de cada cristão. Por isso o Papa nos recorda que a misericórdia está no coração da Celebração Eucarística, e que a Palavra de Deus é fonte de Misericórdia. O ministro ordenado é o ministro da misericórdia, os voluntários que atuam no serviço a misericórdia, leigos e leigas zelosos da defesa da vida, são os protagonistas da caridade.

Francisco ainda nos convida a conjugar no dia a dia um novo verbo: “misericordiar”, agir com misericórdia, não desviar o olhar dos pobres e necessitados, não se furtar a ajudar a quem precisa, consolar os aflitos, acolher, perdoar… enfim, ser capaz de agir como Jesus. Dar ouvidos a Seu apelo: “Sede misericordiosos como vosso Pai celeste é misericordioso”. (Lc 6,36.)

E não se trata de nenhum romantismo, ou de uma ideia vaga. O anseio do Papa e seu convite a todos nós . cultivar uma atitude nova. Criar uma cultura da misericórdia capaz de vencer o individualismo que nos cega .s necessidades dos outros. Uma nova maneira de agirmos e de convivermos de forma mais evangélica, mais cristão

Na medida em que assumirmos um jeito mais misericordioso de ser e de agir, vamos fazendo com que nossa família seja mais misericordiosa; nosso ambiente de trabalho ser. mais humano, nosso bairro e nossa cidade ser.o mais pacíficos, nossa Igreja e nosso mundo experimentar.o maiores sinais do Reino de Deus. Com a prática da misericórdia, s. temos a ganhar. E isso é pra começo de conversa.

Ir. Denilson Mariano, sdn