0800 940 2377 - (31) 3490 3100 - (31) 3439 8000 assinaturas@olutador.org.br
A tentação da Igreja Participação ativa Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as) Chamados para uma missão Comitê de Bacia investe em saneamento

A tentação da Igreja

Carlos Scheid

Uma rápida varredura na História da Igreja permite identificar a tentação permanente que ronda o “pessoal da Igreja” – expressão de Jacques Maritain – quando a missão parece difícil, as barreiras se multiplicam e a solução aparente est…

Leia Mais

Participação ativa

Um dos princípios orientadores da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II foi o da “participação ativa”, como lemos no número 14 da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium [SC]: “É desejo ardente na mãe Igreja que todos os fiéis cheguem à…

Leia Mais

Um porto seguro para casais, sacerdotes e religiosos(as)

O EMM nos dá um presente, que é viver o FDS, um verdadeiro encontro consigo, com o outro e com Deus, que nos mostra o caminho para a conversão com mudanças de atitudes, a escuta com o coração e com a decisão de amar sempre. Isto tem sido um porto seg…

Leia Mais

Chamados para uma missão

João da Silva Resende, SDN*

 

“Eu te segurei pela mão, te formei e te destinei para unir meu povo e ser luz das nações. Para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão os que moram nas trevas.” (Is 42,6-7.) Assim …

Leia Mais

Comitê de Bacia investe em saneamento

CBH-Manhuaçu conclui 16 Planos Municipais e agora acompanha sua implantação.

Passam-se os anos, trocam-se governos, novas políticas públicas são anunciadas e o saneamento básico segue um descalabro no Brasil. Embora seja um direito previsto na Const…

Leia Mais
Revista Catolica Olutador 3873 Homiletica 1quaresma 800×350

1º Domingo da Quaresma

Leituras: Dt 26,4-10; Sl 90 [91] 1-2.10-15;

Rm 10,8-13; Lc 4,1-13.

 

1. Terra, dom de Deus. Estamos diante do “credo histórico de Israel”, trecho de fundamental importância para o povo de Deus, trazido à memória a cada ano, quando as famílias celebram o memorial de sua libertação.

O que deve ser feito ao tomar posse da Terra Prometida? O povo deve pegar os primeiros frutos da terra e apresentá-los a Javé; cada família devia ir até ao sacerdote, levando o cesto, e professar a sua fé. Temos aqui todo o ritual com a oferta, a profissão de fé, a adoração e o grande banquete de confraternização (v. 11). Com a família participavam também o levita e o imigrante. Todos se alegravam com a fé no Deus libertador.

Neste gesto, três grandes significados: 1. O processo da libertação e a posse da terra, dom de Deus que liberta, e conquista do povo que luta e se organiza. 2. Nesta profissão de fé, o israelita reconhecia a opção preferencial que Javé havia feito pelos oprimidos e marginalizados, Javé ouve o clamor do povo e o liberta. 3. O povo manifesta a sua fé através da gratidão da oferta, reconhece que tudo vem de Deus, a liberdade, a vida e os produtos da terra. A partilha e a generosidade superam a tentação da ganância e do acúmulo.

Nossa fé no Deus que é dono de tudo e tudo nos dá, nos leva à partilha generosa através do dízimo e da oferta?

 

2. O caminho da salvação. Cristo é o próprio fim da Lei “como meta, como termo e como realização”, quer dizer, o objetivo da Lei é chegar até Jesus, e Jesus põe fim à Lei, pois agora a vida é encontrada em Jesus Cristo e não na Lei. Os vv. 5-13 mostram que o único caminho da salvação está na fé em Cristo.

O texto de Paulo faz duas citações: Lv 18,5 – a Lei plenamente cumprida leva à salvação; se o acento aqui está no agir humano, na realidade, ninguém é capaz de cumpri-la por causa da força do pecado. A segunda, Dt 30,11-14, sublinha o agir de Deus. Mostra que a Palavra de Deus não está distante do homem (no céu ou nos abismos), mas foi colocada por Deus ao seu alcance. No v.8, Paulo mostra que esta não é palavra da lei, mas a palavra da fé.

Qual é o conteúdo dessa fé? É o v. 9 que nos traz o sintético e primitivo credo cristológico: “Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é o Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.

3. O vencedor do mal. Os sinóticos querem mostrar, antecipadamente, a vitória de Jesus sobre o poder do mal. Nestas três tentações simbólicas, sintetizam todas as tentações que Jesus sofreu em sua vida pública. Jesus está no deserto e é guiado pelo Espírito. O deserto pode simbolizar o povo de Israel, e o demônio todos os obstáculos e antiprojetos que Jesus enfrentou e venceu para levar à frente seu programa libertador.

Os 40 dias simbolizam o tempo da vida de Jesus – uma geração. Lembra o tempo em que Moisés passou no Sinai (Ex 34,28), a caminhada de Elias para o Horeb (1Rs 19,8) e, também, o tempo em que Israel passou no deserto. Jesus, novo Moisés e, para Lucas, principalmente, novo Elias, vai refazer de modo vitorioso a caminhada do povo com um novo projeto de libertação.

Jesus é tentado a ser o Messias da abundância, transformando pedras em pão. Num mundo de famintos, Jesus teria pleno sucesso. Jesus responde com o texto de Dt 8,3: “Não só de pão vive o ser humano”. O projeto de Jesus vai além do alimento.

Jesus é tentado a ser o Messias do poder. O demônio propõe dar a Jesus todos os reinos do mundo com toda a glória, contanto que Jesus o adore. Jesus sabe que um messianismo temporal e político não seria libertador, seria opressor como o projeto do faraó; por isso, Jesus responde de novo com Dt 6,13: “Temerás o Senhor teu Deus, a ele servirás e só por seu nome jurarás”.

Jesus é tentado a ser o Messias do prestígio. Usar o poder de Deus em seu próprio favor, isto é, a fim de se livrar da morte. Dentro do simbolismo da terceira tentação, Jesus é convidado a pular do pináculo do Templo, pois conforme o Sl 91,11-12 os anjos de Deus o protegeriam e o livrariam da morte.

Mas Jesus entendeu bem que o projeto de Deus, que é a libertação dos oprimidos, tinha de passar pelo sofrimento e morte, e Jesus não se acovardou. A reposta de Jesus é tirada de Dt 6,16: “Não tenteis o Senhor vosso Deus”. O v. 13 afirma que o demônio voltará no momento oportuno, quando Jesus tiver de enfrentar os chefes dos sacerdotes, doutores da Lei e anciãos, que representavam o poder (cap. 20, cf. 22, 3-53).

Quais são as três principais tentações de hoje? Quem hoje faz o papel do demônio, promovendo as tentações?]

Deixe uma resposta